O RETORNO ÀS AULAS HÍBRIDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS (BRASIL) NO PERÍODO DE PANDEMIA 2020-2021: UM ESTUDO DE CASO SOBRE NOVOS DESAFIOS DOCENTES

Autores

  • Maria Ayane Costa Bastos
  • Adriano Pereira Guilherme

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os novos desafios docentes que surgiram e/ou foram acentuados no retorno às aulas, no formato híbrido, em uma escola pública de tempo integral no interior do Amazonas. O aporte teórico está relacionado ao ensino híbrido, fundamentado em Silva(2017), Horn, Michel B., Starker, Hearther (2015), Bacich, Neto e Mello (2015), Moran (2015) e outros. Trata-se de um estudo de caso (YIN, 2001) e foram utilizados dois questionários para a coleta de dados. Os resultados mostraram que, de modo geral, os desafios docentes estão relacionados às dificuldades de adequação da proposta de ensino em um contexto com poucas possibilidades para a combinação de espaços de aprendizagem, evidenciando a necessidade de políticas públicas que apoiem os docentes e instituições de ensino. Este estudo alerta ainda para a necessidade de formação para que os docentes possam atuar no ensino híbrido e para a necessidade de se pensar em uma proposta mais inclusiva.

Palavras-chave: Desafios; Ensino Hibrido; Escola pública. 

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Publicado

2022-07-01