APROVEITAMENTO DAS POTENCIALIDADES DA COMISSÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Fidel Luis Alvarez Alvarez Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Angola
  • Elche Horácio Kassoma Fonseca de Almeida
  • José Quiliano Rosales Rivero Universidade de Granma, Cuba

Resumo

Define-se como objectivo da pesquisa, elaborar uma estratégia para o aproveitamento das potencialidades da Comissão de Pais e Encarregados de Educação no ensino de História nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Secundário do Município do Sumbe. Para o complemento do objectivo trabalhou-se com métodos dos níveis teóricos: histórico lógico, análise – síntese, indutivo – dedutivo; métodos de níveis empíricos: entrevista, inquéritos, revisão documental e métodos estatísticos – matemáticos. Obtém-se como resultados a sistematização dos fundamentos teóricos que sustentam o aproveitamento das potencialidades da Comissão de Pais e Encarregados de Educação (CPEE) no ensino de História nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Secundário. Diagnostica-se o estado actual do aproveitamento das potencialidades da CPEE no ensino de; revelaram-se as potencialidades e debilidades em três líneas estratégicas: potencialidades docentes; potencialidades património e potencialidades de identidade e cívica. A estratégia desenhada de aproveitamento das potencialidades da CPEE no ensino de História; projecta-se no plano de acções dirigida a três líneas estratégicas: potencialidades docentes; potencialidades património e potencialidades de identidade e cívicas. A avaliação dos especialistas consultados permitiu validar a estratégia para o aproveitamento das potencialidades da CPEE, mostrando: uma estrutura lógica da dissertação; resposta da situação problemática; fundamentação teórica articulada teoria-pratica; pertinência dos passos ou momentos da estratégia; possibilidades práticas e teóricas de aplicação; pertinência do resultado prático da dissertação; viabilidade de aplicação do resultado e sustentabilidade na aplicação do resultado.

 

Palavra Chávez: aproveitamento das potencialidades; comissão de pais e encarregados de educação; ensino de História; estratégia.

Biografia do Autor

Fidel Luis Alvarez Alvarez, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Angola

PhD. Ciências Sociológicas. Professor Titular Universidad de Granma, Cuba. Colaborador: Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Angola, ISCED-S.

Elche Horácio Kassoma Fonseca de Almeida

Lic. Ciências da Educação na opção História. Repartição de Educação Sumbe, Angola.

José Quiliano Rosales Rivero, Universidade de Granma, Cuba

Ph.D. Ciências Históricas, Professor Titular Universidade de Granma. Cuba. Colaborador no Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-S), Angola

Downloads

Publicado

2022-07-01