ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARBORIZAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES

Autores

  • Marcus Aurélio D'Alencar Mendonça Universidade Federal de Sergipe
  • Estácio Lima da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Aurelina de Oliveira Mota Neta Universidade Federal de Sergipe
  • Arnon Andrade Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Adenilde Andrade Mota Universidade Federal de Sergipe
  • Eduardo Luiz Silva Vieira Rede Estadual de Ensino de Sergipe
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araújo Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo é fruto das atividades acadêmicas de discentes do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em convênio com a CAPES. O campo de estágio objetivado pelo RP buscou inserir os autores-residentes no ambiente escolar público a partir da interação com estudantes, professores e demais profissionais não docentes do colégio Estadual Armindo Guaraná (CEAG) ao aplicar uma intervenção pedagógica que discutiu a importância da relação sociedade-natureza para a comunidade escolar. A mesma se deu via plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma Mata Atlântica na escola-campo em que o projeto “Nossa escola mais verde” foi desenvolvido durante as aulas de Ciências com a participação ativa de estudantes do 8º ano. O projeto trouxe benefícios estético-ecológicos para um espaço coletivo da escola que encontrava-se abandonado. Dessa forma, ações como esta promovidas pelo RP através da intervenção dos autores-residentes no meio escolar proporcionam uma aproximação da teoria com a prática enfatizando a importância do papel da escola em incentivar os cuidados e valorização do ambiente escolar.

Palavras chave: estágio docente; formação inicial de professores; práticas pedagógicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Aurélio D'Alencar Mendonça , Universidade Federal de Sergipe

Biólogo, Mestre em Zoologia, Residente do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD - Universidade Federal de Sergipe.

Estácio Lima da Silva , Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD.

Aurelina de Oliveira Mota Neta , Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD.

Arnon Andrade Araújo , Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD

Adenilde Andrade Mota, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD

Eduardo Luiz Silva Vieira , Rede Estadual de Ensino de Sergipe

Licenciado em Biologia (UFS). Colégio Estadual Armindo Guaraná, Professor das disciplinas de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino de Sergipe

Yzila Liziane Farias Maia de Araújo , Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Biologia (UNIT), Especialista em Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros (UFS), Mestre em Saúde e Ambiente (UNIT) e Doutora em Biotecnologia (UFS). Departamento de Biologia/Laboratório multiusuário para o desenvolvimento integrado de dados e tecnologia de ensino – DIDATEC, Universidade Federal de Sergipe, 49.100-000, São Cristóvão – Sergipe, Brasil

Downloads

Publicado

2021-01-01