ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARBORIZAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES
Resumo
O presente artigo é fruto das atividades acadêmicas de discentes do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em convênio com a CAPES. O campo de estágio objetivado pelo RP buscou inserir os autores-residentes no ambiente escolar público a partir da interação com estudantes, professores e demais profissionais não docentes do colégio Estadual Armindo Guaraná (CEAG) ao aplicar uma intervenção pedagógica que discutiu a importância da relação sociedade-natureza para a comunidade escolar. A mesma se deu via plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma Mata Atlântica na escola-campo em que o projeto “Nossa escola mais verde” foi desenvolvido durante as aulas de Ciências com a participação ativa de estudantes do 8º ano. O projeto trouxe benefícios estético-ecológicos para um espaço coletivo da escola que encontrava-se abandonado. Dessa forma, ações como esta promovidas pelo RP através da intervenção dos autores-residentes no meio escolar proporcionam uma aproximação da teoria com a prática enfatizando a importância do papel da escola em incentivar os cuidados e valorização do ambiente escolar.
Palavras chave: estágio docente; formação inicial de professores; práticas pedagógicas