ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARBORIZAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES

著者

  • Marcus Aurélio D'Alencar Mendonça Universidade Federal de Sergipe
  • Estácio Lima da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Aurelina de Oliveira Mota Neta Universidade Federal de Sergipe
  • Arnon Andrade Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Adenilde Andrade Mota Universidade Federal de Sergipe
  • Eduardo Luiz Silva Vieira Rede Estadual de Ensino de Sergipe
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araújo Universidade Federal de Sergipe

要旨

O presente artigo é fruto das atividades acadêmicas de discentes do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em convênio com a CAPES. O campo de estágio objetivado pelo RP buscou inserir os autores-residentes no ambiente escolar público a partir da interação com estudantes, professores e demais profissionais não docentes do colégio Estadual Armindo Guaraná (CEAG) ao aplicar uma intervenção pedagógica que discutiu a importância da relação sociedade-natureza para a comunidade escolar. A mesma se deu via plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma Mata Atlântica na escola-campo em que o projeto “Nossa escola mais verde” foi desenvolvido durante as aulas de Ciências com a participação ativa de estudantes do 8º ano. O projeto trouxe benefícios estético-ecológicos para um espaço coletivo da escola que encontrava-se abandonado. Dessa forma, ações como esta promovidas pelo RP através da intervenção dos autores-residentes no meio escolar proporcionam uma aproximação da teoria com a prática enfatizando a importância do papel da escola em incentivar os cuidados e valorização do ambiente escolar.

Palavras chave: estágio docente; formação inicial de professores; práticas pedagógicas

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Biólogo, Mestre em Zoologia, Residente do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD - Universidade Federal de Sergipe.

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Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD.

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Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD.

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Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD

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Universidade Federal de Sergipe, Residentes do Programa de Residência Pedagógica/CAPES do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, modalidade EaD

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Licenciado em Biologia (UFS). Colégio Estadual Armindo Guaraná, Professor das disciplinas de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino de Sergipe

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Licenciada em Biologia (UNIT), Especialista em Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros (UFS), Mestre em Saúde e Ambiente (UNIT) e Doutora em Biotecnologia (UFS). Departamento de Biologia/Laboratório multiusuário para o desenvolvimento integrado de dados e tecnologia de ensino – DIDATEC, Universidade Federal de Sergipe, 49.100-000, São Cristóvão – Sergipe, Brasil

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出版済

2021-01-01