A “PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM” NO SÉCULO XXI: PROVOCAÇÕES SOBRE TEMAS INVISIBILIZADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este estudo emerge de reflexões teórico-práticas sobre o ato de ensinar acadêmicos de cursos de formação de professores o componente curricular “Psicologia da Educação e da Aprendizagem” na Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa. Levanta-se como problemática de investigação: que saberes da “Psicologia da Educação e da Aprendizagem” são fundamentais ensinar a acadêmicos em cursos de formação de professores da Ufopa? Refletir sobre temas “invisíveis” na formação de professores via componente curricular Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação Thiollent (2009), tem como participantes acadêmicos matriculados nos cursos de História e Letras/Santarém e Pedagogia/Campus Óbidos. A pesquisa realizou-se nos anos 2018-2019. Os dados foram produzidos com os acadêmicos nos encontros educativos do referido componente curricular a partir do exercício da problematização e do ato da pergunta de Paulo Freire (2005, 2006), Freire e Faundez (1985). Realizou-se levantamento teórico com autores que discorrem sobre temas invisibilizados na educação básica e formação de professores Oliveira (2003), Buber (2004), Marquete (2011). Alguns temas destacados foram o suicídio, a automutilação, o racismo... Entre os resultados do presente estudo percebeu-se o compromisso social, político e ético dos acadêmicos com os seus processos formativos, bem como com a comunidade escolar; evidenciou-se que o componente curricular Psicologia da Educação e da Aprendizagem pode catalisar ricas e fecundas discussões sobre temas invisibilizados na Educação Básica.
Palavras-chave: Formação de Professores; Temas invisibilizados; Psicologia da Educação e da Aprendizagem.