A “PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM” NO SÉCULO XXI: PROVOCAÇÕES SOBRE TEMAS INVISIBILIZADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Kássya Christinna Oliveira Rodrigues Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

Este estudo emerge de reflexões teórico-práticas sobre o ato de ensinar acadêmicos de cursos de formação de professores o componente curricular “Psicologia da Educação e da Aprendizagem” na Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa. Levanta-se como problemática de investigação: que saberes da “Psicologia da Educação e da Aprendizagem” são fundamentais ensinar a acadêmicos em cursos de formação de professores da Ufopa? Refletir sobre temas “invisíveis” na formação de professores via componente curricular Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação Thiollent (2009), tem como participantes acadêmicos matriculados nos cursos de História e Letras/Santarém e Pedagogia/Campus Óbidos. A pesquisa realizou-se nos anos 2018-2019. Os dados foram produzidos com os acadêmicos nos encontros educativos do referido componente curricular a partir do exercício da problematização e do ato da pergunta de Paulo Freire (2005, 2006), Freire e Faundez (1985). Realizou-se levantamento teórico com autores que discorrem sobre temas invisibilizados na educação básica e formação de professores Oliveira (2003), Buber (2004), Marquete (2011). Alguns temas destacados foram o suicídio, a automutilação, o racismo... Entre os resultados do presente estudo percebeu-se o compromisso social, político e ético dos acadêmicos com os seus processos formativos, bem como com a comunidade escolar; evidenciou-se que o componente curricular Psicologia da Educação e da Aprendizagem pode catalisar ricas e fecundas discussões sobre temas invisibilizados na Educação Básica.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; Temas invisibilizados; Psicologia da Educação e da Aprendizagem. 

 

Biografia do Autor

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues , Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora mestre no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Desenvolve os componentes curriculares de Psicologia da Educação e Educação Especial. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos – Gpeepi. Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP/Uepa.

Downloads

Publicado

2020-07-30