PSICOTERAPIA INFANTIL PARA TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) COM ENFOQUE NA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC): REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Amanda da Costa Tolentino
  • Maria Ione Feitosa Dolzane Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Daniele da Costa Cunha Borges Rosa Centro Universitário do Norte

Resumo

O presente estudo propõe uma reflexão sobre a psicoterapia infantil para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com enfoque na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). Objetiva-se identificar, por meio da revisão literária, as características do TDAH nos âmbitos escolar, familiar e a atuação da TCC no tratamento dessa desordem comportamental, mostrando seus aspectos, expondo conceitos, bem como sua influência no funcionamento social de seus portadores. Trata-se de uma revisão integrativa que sintetiza pesquisas anteriores bem como discute os principais resultados e conclusões de um escopo específico da literatura disponível. Na operacionalização desta revisão, foram utilizadas as seguintes etapas: seleção da questão temática, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Os resultados ocorreram a partir da subdivisão da pesquisa em três eixos temáticos, sendo eles TDAH no âmbito escolar, familiar e tratamento com enfoque na TCC, que forneceu subsídios a respeito da atuação da escola, a influência da dinâmica familiar, assim como a eficácia da psicoterapia cognitivo-comportamental como uma das formas de intervenção para amenizar os sintomas.

 

Palavras-chave: Psicoterapia Infantil; TDAH; Escola; Família; Tratamento; TCC.

O presente estudo propõe uma reflexão sobre a psicoterapia infantil para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com enfoque na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). Objetiva-se identificar, por meio da revisão literária, as características do TDAH nos âmbitos escolar, familiar e a atuação da TCC no tratamento dessa desordem comportamental, mostrando seus aspectos, expondo conceitos, bem como sua influência no funcionamento social de seus portadores. Trata-se de uma revisão integrativa que sintetiza pesquisas anteriores bem como discute os principais resultados e conclusões de um escopo específico da literatura disponível. Na operacionalização desta revisão, foram utilizadas as seguintes etapas: seleção da questão temática, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Os resultados ocorreram a partir da subdivisão da pesquisa em três eixos temáticos, sendo eles TDAH no âmbito escolar, familiar e tratamento com enfoque na TCC, que forneceu subsídios a respeito da atuação da escola, a influência da dinâmica familiar, assim como a eficácia da psicoterapia cognitivo-comportamental como uma das formas de intervenção para amenizar os sintomas.

 

Palavras-chave: Psicoterapia Infantil; TDAH; Escola; Família; Tratamento; TCC.

Biografia do Autor

Amanda da Costa Tolentino

Psicóloga, Especialista em Psicologia Organizacional.

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Professora. Doutoranda em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Manaus, AM, Brasil.

Daniele da Costa Cunha Borges Rosa, Centro Universitário do Norte

Psicóloga, Doutora em Psicologia Cognitiva, Docente no Centro Universitário do Norte – Uninorte, Manaus, AM, Brasil.

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Publicado

2019-11-28