PSICOTERAPIA INFANTIL PARA TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) COM ENFOQUE NA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC): REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
要旨
O presente estudo propõe uma reflexão sobre a psicoterapia infantil para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com enfoque na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). Objetiva-se identificar, por meio da revisão literária, as características do TDAH nos âmbitos escolar, familiar e a atuação da TCC no tratamento dessa desordem comportamental, mostrando seus aspectos, expondo conceitos, bem como sua influência no funcionamento social de seus portadores. Trata-se de uma revisão integrativa que sintetiza pesquisas anteriores bem como discute os principais resultados e conclusões de um escopo específico da literatura disponível. Na operacionalização desta revisão, foram utilizadas as seguintes etapas: seleção da questão temática, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Os resultados ocorreram a partir da subdivisão da pesquisa em três eixos temáticos, sendo eles TDAH no âmbito escolar, familiar e tratamento com enfoque na TCC, que forneceu subsídios a respeito da atuação da escola, a influência da dinâmica familiar, assim como a eficácia da psicoterapia cognitivo-comportamental como uma das formas de intervenção para amenizar os sintomas.
Palavras-chave: Psicoterapia Infantil; TDAH; Escola; Família; Tratamento; TCC.
O presente estudo propõe uma reflexão sobre a psicoterapia infantil para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com enfoque na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). Objetiva-se identificar, por meio da revisão literária, as características do TDAH nos âmbitos escolar, familiar e a atuação da TCC no tratamento dessa desordem comportamental, mostrando seus aspectos, expondo conceitos, bem como sua influência no funcionamento social de seus portadores. Trata-se de uma revisão integrativa que sintetiza pesquisas anteriores bem como discute os principais resultados e conclusões de um escopo específico da literatura disponível. Na operacionalização desta revisão, foram utilizadas as seguintes etapas: seleção da questão temática, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Os resultados ocorreram a partir da subdivisão da pesquisa em três eixos temáticos, sendo eles TDAH no âmbito escolar, familiar e tratamento com enfoque na TCC, que forneceu subsídios a respeito da atuação da escola, a influência da dinâmica familiar, assim como a eficácia da psicoterapia cognitivo-comportamental como uma das formas de intervenção para amenizar os sintomas.
Palavras-chave: Psicoterapia Infantil; TDAH; Escola; Família; Tratamento; TCC.