APRENDIZAGEM E A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ACTIVAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Brígida D’Oliveira Singo Universidade Pedagógica de Moçambique

Palavras-chave:

Estratégias pedagógicas activas, Aprendizagem ao Longo da Vida

Resumo

Este artigo faz um alerta à metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem, que ainda persiste na prática docente em muitas instituições de ensino superior. Nesta perspectiva, deve se incentivar pesquisas que avaliem as propostas de vários autores contemporâneos que utilizam uma metodologia crítica nas suas práticas, para apresentar aos estudantes das Instituições técnico-profissional e superior, possibilidades de utilização de diferentes técnicas, e métodos para o processo de ensino-aprendizagem. O objectivo geral deste artigo é estudar com clareza e objectividade o impacto das técnicas do método activo como estratégia potenciadora da reflexão e discussão das actividades pedagógicas- construção do conhecimento em diferentes áreas científicas.
O objecto de estudo é especificamente aplicação do método activo na actividade pedagógica dos formadores/docentes das instituições da educação profissional e superior como forma de contornar os diversos problemas de ensino-aprendizagem e garantir o sucesso académico. A metodologia é de pesquisa-acção. A amostra foi constituida por 15 mestrandos (5 formadores no ensino tecnico e 10 docentes no ensino superior); técnicas de recolha de dados (inqueritos e observações). A análise dos dados recolhidos mostra os seguintes resultados parciais: Dificuldades de aplicação de estratégias potenciadoras do método activo para promover a reflaxão e debates as actividades pedagógicas; O módulo de metodologia no mestrado em ciências jurídicas ocorreu num contexto de aprendizagem em que os mestrandos tiveram que mobilizar competências diversas, como pesquisa e selecção de diversa informação, que culminou com síntese reflexiva e crítica. A partilha das experiências das micro-aulas realizadas pelos mestrandos como actividade pedagógica que constituiu ponto de partida para a reflexão e discussão da essência do uso do método activo nas instituições técnico-profissional e superior. Paralelamente, os mestrandos em ciências jurídicas preencheram, um questionário de avaliação que, demonstrou terem desenvolvido consciência na realização da sua actividade pedagógica e finalmente consideram que a estratégia usada contribuiu para a sua capacidade de síntese e reflexão crítica na perspetiva de melhorar seu desempenho na docência.
Como aspectos comuns, a autora observou e conclui, que todas as estratégias activas tiveram influência na mobilização de competências diversificadas nos mestrandos, colocando-os no centro do processo de ensino e aprendizagem. Factualmente estas experiências pedagógicas de estratégias activas, estão na base do que o ensino técnico e superior preconiza. Portanto, esta questão deve constituir objecto de reflexão crítica nas instituições de educação profissional, de ensino superior e para que de facto estas instituições estejam em condições de potenciar as suas três principais funções (ensino-Pesquisa-Extensão)

Downloads

Publicado

2018-08-13