SUPERVISÃO DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL EM GAZA (MOÇAMBIQUE): LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO DOS PROBLEMAS PERCEPCIONADOS.
Resumo
Este artigo faz um alerta à supervisão realizada sobre o processo de ensino-aprendizagem, que ainda persiste na prática docente em muitas instituições de ensino superior. Nesta perspectiva, se incentivar pesquisas que avaliem as propostas contemporâneas que utilizam uma metodologia crítica nas suas práticas, para apresentar aos estudantes das Instituições técnico-profissional e superior, possibilidades de utilização de diferentes técnicas, e métodos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O objectivo geral deste artigo é estudar com clareza e objectividade o impacto das técnicas utilizadas na supervisão dos estagiários e dos professores da escola como estratégia potenciadora da reflexão e discussão das actividades pedagógicas, que visem a construção do conhecimento em diferentes áreas científicas. O objecto de estudo é especificamente obter percepções dos estagiários e professores sobre a sua supervisão pedagógica nas instituições da educação profissional e superior como forma de contornar os diversos problemas que surgem no ensino-aprendizagem e garantam o sucesso académico. A metodologia é exploratória e de pesquisa-acção. O universo da população foi de 50 participantes, cuja amostra foi constituída por 15 pós-graduando do programa de metodologia, doa quais 5 são formadores no ensino técnico e 10 docentes no ensino superior e 20 estagiários); técnica de recolha de dados utilizou-se os inquéritos e observações directas. A pesquisa tinha como objectivo fazer um levantamento exploratório sobre a prática da supervisão pedagógica (estágio) na formação de professores do ensino básico e superior da província de Gaza
Palavras-chave: supervisão e práticas pedagógicas.
Abstract: This article warns about the supervision of the teaching-learning process, which still persists in the teaching practice in many higher education institutions. In this perspective, research is encouraged to evaluate contemporary proposals that use a critical methodology in their practice, to present to students of technical and professional institutions, possibilities of using different techniques, and methods to improve the teaching-learning process. The aim of this paper is to study clear and objectively the impact of the techniques used to supervise the trainees and teachers of the school as a strategy that enhances the reflection and discussion of pedagogical activities, aimed at the construction of knowledge in different scientific areas. The object of the study is specifically to obtain the trainees' as well as the teachers' perceptions about their pedagogical supervision in the institutions of vocational and higher education as a way to overcome various problems that arise in the teaching-learning process and guarantee the academic success. The methodology used was exploratory and of action research. The universe of the population was of 50 participants, which sample consisted of 15 graduate students of the methodology program, from which 5 are trainers in technical education and 10 teachers in higher education and 20 interns. For data collection were used surveys (inquiries) and direct observation. The research aimed at making an exploratory survey on the practice of pedagogical supervision (internship) in the training of teachers of basic and higher education in Gaza province.Keywords: supervision and pedagogical practices.