Identificação de Habilidades Cognitivas através de atividades experimentais e uso de situações-problema

Autores

Resumo

O ensino de ciências tem passado por muitas mudanças, sendo fortemente influenciado pelas transformações no conhecimento científico oriundas de pesquisas e práticas educativas. Contempla-se nesse contexto a identificação e promoção das habilidades cognitivas dos estudantes, destacando-se a importância das atividades experimentais e situações-problema como propostas para sua identificação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes do ensino médio através do uso de atividades experimentais aliadas a situações-problema. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, organizado sob a ótica de situações-problema contextualizadas ao processo de experimentação. Após sua utilização e categorização dos níveis de habilidades cognitivas, como instrumentos de coleta e análise de dados, respectivamente, observou-se, no geral, a manifestação de habilidades de baixa ordem nos estudantes, como reconhecimento da situação-problema e aplicação de conceitos conhecidos, mas com menor ênfase na compreensão conceitual mais aprofundada e sem análise crítica. As atividades experimentais oportunizaram aos alunos aplicar seus conhecimentos em situações práticas, mas também indicaram que é imperativo o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem. Conclui-se, portanto, que há necessidade de adoção de práticas pedagógicas que propiciem aos estudantes o desenvolvimento de diversificadas habilidades, como análise, avaliação e elaboração de hipóteses.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Experimentação investigativa; Situação-problema; Habilidades cognitivas.

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Biografia do Autor

Susie Taís Gameleira, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Ensino de Ciências Exatas e Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação à Distância, pelo IFRN-EAD campus Natal Zona Leste. Professora de Química efetiva da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte.

Rony Almeida Aragão, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre e Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorado em Didática das Ciências pela Universidad de Burgos (Espanha). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) ofertado pelo IFRN.

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Publicado

2024-08-12