Identificação de Habilidades Cognitivas através de atividades experimentais e uso de situações-problema

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要旨

O ensino de ciências tem passado por muitas mudanças, sendo fortemente influenciado pelas transformações no conhecimento científico oriundas de pesquisas e práticas educativas. Contempla-se nesse contexto a identificação e promoção das habilidades cognitivas dos estudantes, destacando-se a importância das atividades experimentais e situações-problema como propostas para sua identificação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes do ensino médio através do uso de atividades experimentais aliadas a situações-problema. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, organizado sob a ótica de situações-problema contextualizadas ao processo de experimentação. Após sua utilização e categorização dos níveis de habilidades cognitivas, como instrumentos de coleta e análise de dados, respectivamente, observou-se, no geral, a manifestação de habilidades de baixa ordem nos estudantes, como reconhecimento da situação-problema e aplicação de conceitos conhecidos, mas com menor ênfase na compreensão conceitual mais aprofundada e sem análise crítica. As atividades experimentais oportunizaram aos alunos aplicar seus conhecimentos em situações práticas, mas também indicaram que é imperativo o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem. Conclui-se, portanto, que há necessidade de adoção de práticas pedagógicas que propiciem aos estudantes o desenvolvimento de diversificadas habilidades, como análise, avaliação e elaboração de hipóteses.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Experimentação investigativa; Situação-problema; Habilidades cognitivas.

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Graduada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Ensino de Ciências Exatas e Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação à Distância, pelo IFRN-EAD campus Natal Zona Leste. Professora de Química efetiva da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte.

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Mestrando em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Mestre e Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorado em Didática das Ciências pela Universidad de Burgos (Espanha). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) ofertado pelo IFRN.

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2024-08-12