Sequência Didática para o Ensino de Função Afim com Auxílio da Linguagem Python na Disciplina de Pré-Cálculo

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Resumo

O conhecimento de funções é fundamental para a compreensão de fenômenos e diversas situações do cotidiano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar uma sequência didática utilizando a linguagem de programação Python para o ensino de função afim, que foi desenvolvida para a disciplina de Pré-Cálculo nos cursos da área de tecnologias, em que os participantes são discentes ingressantes. Inicialmente, foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios acerca dos conceitos básicos fundamentais para o entendimento de funções, em que se verificaram equívocos quanto aos gráficos e outros conceitos. Os módulos da sequência didática incluíram o Python com exemplos em que os discentes poderiam alterar os parâmetros e observar o comportamento da função. As respostas dos estudantes após a participação na sequência didática mostraram enriquecimento e aprofundamento do conhecimento, bem como permitiram perceber que os alunos se sentiram estimulados ao estudo das funções quando experimentaram a aplicação do conceito em uma linguagem de programação e, dessa forma, tiveram uma aprendizagem efetiva.


Palavras-chave: Linguagem de programação; Pré-Cálculo; Gráfico.

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Biografia do Autor

Wladimir Araujo Tavares, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Alessandra Alexandrino Aquino, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFC).

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Publicado

2024-08-12