Forno parabólico como recurso didático no ensino de conceitos de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do uso do forno parabólico como recurso didático no ensino de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio, visando promover uma aprendizagem significativa. Para alcançar este propósito, adotou-se uma abordagem qualitativa com finalidade exploratória. A metodologia de ensino empregada foi uma sequência didática que incluiu a realização de experimentos de baixo custo, como o uso de antenas de TV desativadas e espelhos danificados. O experimento demonstrou de forma prática o aumento da temperatura da água devido à concentração dos raios solares no foco do espelho formado pela antena. A avaliação comparativa entre o pré-teste e o pós-teste revelou um aumento de aproximadamente 70% nas respostas corretas dos alunos em relação às questões aplicadas, indicando uma construção ativa de conhecimento e sua aplicação direta nos temas abordados. Assim, este estudo revela que a utilização de aulas práticas e experimentais, desenvolvidas em conjunto com os estudantes, para a exploração de conceitos de Física no ensino médio, contribui significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos.


Palavras-chave: Aprendizagem significativa, sequência didática, Ensino de Física.

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Biografia do Autor

Raimundo Wellington De Ávila Lira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestrando da Universidade Estadual do Ceará. Professor de Ensino Básico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Alessandra Alexandrino Aquino, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Magistério Superior na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Gilberto Dantas Saraiva, Universidade Estadual do Ceará

Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Magistério Superior na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antonio Joel Ramiro de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Magistério Superior na Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2024-08-12