Forno parabólico como recurso didático no ensino de conceitos de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio

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要旨

Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do uso do forno parabólico como recurso didático no ensino de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio, visando promover uma aprendizagem significativa. Para alcançar este propósito, adotou-se uma abordagem qualitativa com finalidade exploratória. A metodologia de ensino empregada foi uma sequência didática que incluiu a realização de experimentos de baixo custo, como o uso de antenas de TV desativadas e espelhos danificados. O experimento demonstrou de forma prática o aumento da temperatura da água devido à concentração dos raios solares no foco do espelho formado pela antena. A avaliação comparativa entre o pré-teste e o pós-teste revelou um aumento de aproximadamente 70% nas respostas corretas dos alunos em relação às questões aplicadas, indicando uma construção ativa de conhecimento e sua aplicação direta nos temas abordados. Assim, este estudo revela que a utilização de aulas práticas e experimentais, desenvolvidas em conjunto com os estudantes, para a exploração de conceitos de Física no ensino médio, contribui significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos.


Palavras-chave: Aprendizagem significativa, sequência didática, Ensino de Física.

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Mestrando da Universidade Estadual do Ceará. Professor de Ensino Básico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

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Doutoranda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Magistério Superior na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Magistério Superior na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Magistério Superior na Universidade Federal do Ceará (UFC).

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2024-08-12