Forno parabólico como recurso didático no ensino de conceitos de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio
要旨
Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do uso do forno parabólico como recurso didático no ensino de termodinâmica e óptica geométrica no ensino médio, visando promover uma aprendizagem significativa. Para alcançar este propósito, adotou-se uma abordagem qualitativa com finalidade exploratória. A metodologia de ensino empregada foi uma sequência didática que incluiu a realização de experimentos de baixo custo, como o uso de antenas de TV desativadas e espelhos danificados. O experimento demonstrou de forma prática o aumento da temperatura da água devido à concentração dos raios solares no foco do espelho formado pela antena. A avaliação comparativa entre o pré-teste e o pós-teste revelou um aumento de aproximadamente 70% nas respostas corretas dos alunos em relação às questões aplicadas, indicando uma construção ativa de conhecimento e sua aplicação direta nos temas abordados. Assim, este estudo revela que a utilização de aulas práticas e experimentais, desenvolvidas em conjunto com os estudantes, para a exploração de conceitos de Física no ensino médio, contribui significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, sequência didática, Ensino de Física.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.citations##
ALMEIDA, C. A.; MANNARINO, L. A. A Importância da Aula Prática de Ciências para o Ensino Fundamental II. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 787– 799, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i8.2015. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2015. Acesso em: 3 jan. 2024.
ANDRADE, A. C.; FELIPE, E.; MEDEIROS, S. A. Da pedagogia tradicional a uma Aprendizagem Significativa. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 2, out. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2146. Acesso em: 02 jan. 2024.
ANTONOWISKI, R., ALENCAR, M. V., & ROCHA, L. C. T. (2017). Difficulties to learn and to teach modern physics. Scientific Electronic Archives, 10(4), 50–57. https://doi.org/10.36560/1042017384 ARANTES, S. D. L. F.; MARTINS, I. F. Concepções de professores de ciências biológicas sobre as aulas práticas. ACTIO Docência em Ciências, v. 5, n. 3, p. 1, 2020. DOI: 10.3895/actio.v5n3.12408. https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12408. Acesso em: 3 jan. 2024.
ARISTON, M.; AQUINO, A.; SARAIVA, G.; CASTRO, A. J.; VELOSO, M. S. S. DE. O uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 105-124, 13 ago. 2022. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12659
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BORSEKOWSKY, A.; KESKE, C.; PIRES, F.; KETZER, F.; NONENMACHER, S. Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 13-22, 5 fev. 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12066
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
CAPELOTO, O. A.; RODRIGUES, C. N.; GUILHERME, A. P.; YAMAGUCHI, K. Aplicação de modelos de impressão 3D como ferramenta para atividades práticas experimentais no ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 710-722, 28 dez. 2023. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13194
SANTANA, S. L. S; PESSANO, E. F. C; ESCOTO, D. F.; PEREIRA, G. C.; GULARTE, C. A. O.; FOLMER, V. O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental.
VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 15–26, 2019. DOI: 10.14295/vittalle.v31i1.8310. Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8310. Acesso em: 3 jan. 2024.
CATELAN, S. S.; RINALDI, C. A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES E CONTRAPONTOS. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 306–320, 2018. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/239.
COELHO, A. E. de F.; MALHEIRO, J. M. da S. Habilidades cognitivas em processos formativos de professores da educação básica na aprendizagem baseada em problemas. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 163–180, 2019. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p163. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1345. Acesso em: 3 jan. 2024.
COSTA JÚNIOR, J. F.; LIMA, P. P. de; ARCANJO, C. F.; SOUSA, F. F. de; SANTOS, M. M. de O.; LEME, M.; GOMES, N. C. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 5, p. 51–68, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/70. Acesso em: 2 jan. 2024.
DA SILVA JUNIOR, R. N.; NUNES, S. F. L. de C.; BARROS, T. V. dos S.; DE MOURA, L. G. M.; SÁ-SILVA, J. R. Aulas práticas no ensino de ciências. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1044–1061, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.3-005. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/432. Acesso em: 3 jan. 2024.
DE FREITAS, K. E. C.; TEIXEIRA, R. R. P. Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física. Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada, Ponta Grossa, v. 9, n.2, p. 28-47, dez. 2022.
DO NASCIMENTO, J. C.; DA SILVA, E. S.; DE ARAÚJO, S. A.; DE QUADROS, A. L.; DA SILVA, L. T.; CUNHA, J. S. Aprendizagem a partir de atividades experimentais no ensino de ciências em duas abordagens (tradicional x alternativa). Brazilian Journal of Development,[S. l.], v. 8, n. 4, p. 24608–24628, 2022. DOI: 10.34117/bjdv8n4-126. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46180. Acesso em: 3 jan. 2024.
FERREIRA, D. S.; SOUSA, E. N. S.; DIAS, D. B.; FERREIRA, J. S.; CASTILHO, Q. G. da S.; SANTOS, A. J. da S.; SÁ-SILVA, J. R.; DIAS, V. L. N. Ciências nos anos finais do ensino fundamental: ensino de química por meio de atividades experimentais acessíveis. Revista Foco, [S. l.], v. 16, n. 10, p. e3101, 2023. DOI: 10.54751/revistafoco.v16n10-107. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3101. Acesso em: 2 jan. 2024.
FERREIRA, S.; CORRÊA, R.; SILVA, F. C. Estudo dos roteiros de experimentos disponibilizados em repositórios virtuais por meio do ensino por investigação. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 4, p. 999–1017, out. 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040010
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Uma revisão de literatura sobre o uso da experimentação no ensino de química. Revista Comunicações. v.25, n. 3, p. 119-140. 2018.
MARMENTINI, A. A.; COSTA, R. DE S. Método para o ensino significativo de óptica por analogia a pedagogia histórico-crítica. Scientia Naturalis, v. 4, n. 1, p. 30–48, 2022. https://doi.org/10.29327/269504.4.1-3. Acesso em: 5 mai. 2024.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem, 1942. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2018.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem ativa com significado. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 405-416, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13887. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13887. Acesso em: 2 jan. 2024.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em ciências: condições de ocorrência vão muito além de pré-requisitos e motivação. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, v. 11, n. 2, p. 25-35, 9 jul. 2021. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.434.
NETO, J. G. P.; OLIVEIRA, A. N. DE; AGUIAR SIQUEIRA, M. C. Ensino de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio: o que pensam os envolvidos? ScientiaTec, v. 6, n. 1, p. 65–89, 2019. https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/3204. Acesso em: 2 jan. 2024.
OLIVEIRA, D.; MOREIRA, A.; SOARES, E.; RINALDI, C. Experimentação na concepção de professores mestrandos em ensino de ciências naturais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 10–28, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9251. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9251. Acesso em: 12 abr. 2024.
OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de aprendizagem: texto introdutório. [Porto Alegre]: UFRGS, 2010.
PARREIRA, J. E.; DICKMAN, A. G. Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200096, 2020. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0096.
PITANGA, Â. F. Pesquisa qualitativa ou pesquisa quantitativa: refletindo sobre as decisões na seleção de determinada abordagem. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 184–201, 2020. DOI: 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.299. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/299. Acesso em: 3 jan. 2024.
QUARTIERI, M. T.; DULLIUS, M. M.; NEIDE, I. G.; BROCK, L. Atividades experimentais com alunos dos Anos Iniciais: possibilidade de fomentar o interesse pelas Ciências. Bio-grafía, [S. l.], 2021. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/14735 . Acesso em: 2 ene. 2024.
SANTOS, R. dos; MENEZES, A. de. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 180–207, 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940. Acesso em: 2 jan. 2024.
SASSERON, L. H. Práticas constituintes de investigação planejada por estudantes em aula de ciências: análise de uma situação. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, p. e26063, 2021. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230101.
SILVA JUNIOR, R. N., NUNES, S. F. L. DE C., BARROS, T. V. DOS S., DE MOURA, L. G. M., & SÁ-SILVA, J. R. (2023). Aulas práticas no ensino de ciências. Contribuciones A Las Ciencias Sociales, 16(3), 1044–1061. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.3-005.
SILVA, R.; SOUZA, S. Ensino de Física Contextualizado: Estabelecendo Relações entre a Termodinâmica e a Eletricidade. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 247–271, 2023.