Sequência Didática para o Ensino de Função Afim com Auxílio da Linguagem Python na Disciplina de Pré-Cálculo
Resumo
O conhecimento de funções é fundamental para a compreensão de fenômenos e diversas situações do cotidiano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar uma sequência didática utilizando a linguagem de programação Python para o ensino de função afim, que foi desenvolvida para a disciplina de Pré-Cálculo nos cursos da área de tecnologias, em que os participantes são discentes ingressantes. Inicialmente, foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios acerca dos conceitos básicos fundamentais para o entendimento de funções, em que se verificaram equívocos quanto aos gráficos e outros conceitos. Os módulos da sequência didática incluíram o Python com exemplos em que os discentes poderiam alterar os parâmetros e observar o comportamento da função. As respostas dos estudantes após a participação na sequência didática mostraram enriquecimento e aprofundamento do conhecimento, bem como permitiram perceber que os alunos se sentiram estimulados ao estudo das funções quando experimentaram a aplicação do conceito em uma linguagem de programação e, dessa forma, tiveram uma aprendizagem efetiva.
Palavras-chave: Linguagem de programação; Pré-Cálculo; Gráfico.
Downloads
Referências
BLANK, Julian; DEB, Kalyanmoy. Pymoo: Multi-Objective Optimization in Python. IEEE Access, v. 8, p. 89497-89509. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9078759. Acesso em: 1º fev. 2024.
CARDOZO, D.; POSSAMAI, J. P. The dimensions of making sense: the understanding of exponential functions from an investigative activity. Acta Scientiae, v. 21, n. 4, p. 2-19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss4id4565. Acesso em: 1º jul. 2022.
DOLZ, J., NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.
FEITOSA, M. C.; AQUINO, A. A.; SOUSA, B. F.; LAVOR, O. P. O uso do GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino de funções inversas e logarítmicas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 6, n. 2, e2003, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3952. Acesso em: 1º jul. 2022.
GALVÃO, L. Q.; ROSA, S. E.; SANTANA, W. S.; CRUZ, C. S. O uso do python na construção de simuladores computacionais: proposições e potencialidades para o ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. 204-237, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82206. Acesso em: 30 jun. 2022.
GUEDES, R. Tecnologia e Educação: implicações da era digital sobre a prática docente. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya, v. 1, n. 3, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://educacaosemdistancia.emnuvens.com.br/esd/article/view/74. Acesso em: 2 jul. 2022.
HUANG, S.; WU, K.; JEONG, H.; WANG, C.; CHEN, D.; HWU, W. PyLog: An Algorithm-Centric Python-Based FPGA Programming and Synthesis Flow. IEEE Transactions on Computers, v. 70, n. 12, p. 2015-2028, 2021. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9591456. Acesso em: 2 jul. 2022.
LAVOR, O. P.; OLIVEIRA, E. A. G. Sequência didática interativa na discussão do conceito de energia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22011, 2022a. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13122. Acesso em: 23 jun. 2022.
LAVOR, O. P.; OLIVEIRA, E. A. G. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22014, 2022b. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13476. Acesso em: 30 jun. 2022.
MADURO, C. B.; ALVES RODRIGUES, P. A. Uso de sequência didática de matemática para potencializar a aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35240. Acesso em: 5 jul. 2022.
MOLINARI, J. R. A.; SANTOS, L. A.; RETSLAFF, F. M. S. Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 5, n. 2, p. 15-28, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3287. Acesso em: 30 jun. 2022.
MORAES, J. J.; SANTOS, B. F. Ensinando Química em uma escola prisional por meio de uma sequência didática sobre ácidos e bases. Revista Saberes, v. 1, n. 1, p. 95-112, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistasaberes/article/view/49625. Acesso em: 5 jul. 2022.
NINOW, V.; KAIBER, C. T. Affine function: an analysis from the perspective of the epistemic and cognitive suitability of the onto-semiotic approach. Acta Scientiae, v. 21, n. 6, p. 130-149, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5506. Acesso em: 2 jul. 2022.
OLIVEIRA, C. J. A.; LAVOR, O. P. Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 96-110, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7400. Acesso em: 3 jul. 2022.
RAMOS, M. S. F.; MOURA, P. S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047. Acesso em: 3 jul. 2022.