INCLUIR OU EXCLUIR? EIS A QUESTÃO: UM DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
A inclusão digital na educação brasileira é um assunto relevante e atual que se tornou bem mais evidente perante a pandemia da Covid-19 que expôs as profundas desigualdades no acesso à tecnologia e à internet, bem como a falta de formação e suporte técnico para os professores na adaptação ao ensino remoto. A exclusão digital se tornou um dos principais obstáculos para garantir a continuidade do processo educacional. Enquanto a inclusão digital é um passo essencial para garantir a equidade e a qualidade da educação brasileira. Desta forma, o trabalho objetiva discutir a inclusão digital na educação brasileira diante dos desafios impostos pela pandemia. A metodologia utilizada na composição deste estudo foi realizada através da revisão bibliográfica que consistiu na busca de artigos, livros e outras publicações de autores da área educacional, a fim de compreendermos as questões relacionadas à inclusão digital e aos desafios da educação brasileira. Como considerações, destacamos ser fundamental que políticas públicas efetivas sejam criadas para garantir o acesso à tecnologia e à internet de qualidade. Isso implica em investimentos em infraestrutura, especialmente em áreas rurais e comunidades de baixa renda, onde a exclusão digital é mais acentuada. Além disso, é importante desenvolver programas de formação e suporte técnico, não apenas para os professores, mas também para os alunos, a fim de que todos possam utilizar as tecnologias de forma eficaz.
Downloads
Referências
AFONSO, S. R. M.; FONSECA, Kátia A. Inclusão na exclusão: variáveis antes e depois de uma pandemia. In: CONCEIÇÃO, A. N.; PEREIRA, A. A.; SOUZA, M. M. G. S. (Orgs.). De repente, uma pandemia: discussões sobre os processos educacionais durante o período de distanciamento social. - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
ALVES, E. J. Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas? - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
ANTUNES, M. T. R. B. Uma rede com fios e furos: desafios educacionais durante e pós-pandemia. In: RIBEIRO, M. S. S; SOUSA, C. M. M; LIMA, E. S. (Org.). Educação em tempos de pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível– Petrolina, PE: UNIVASF, 2020.
APPENZELLER, S. et al. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 44, supl. 1, e155, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420
AZEVEDO et al. Educação e Relações Étnico-Raciais: Experiência Do NEABI-IFPA/Campus Óbidos no Contexto da Pandemia do Covid-19 no Baixo Amazonas. In: GALVÃO. A. P.; MARTINS, A. F. C.; SILVA, F. R. A. (Orgs.). Educação na pandemia - Covid 19: relatos de experiência no contexto amazônico. - Belém: RFB, 2021.
BARRETO, R. G. A presença das tecnologias. In: FERRAÇO, C. E. (Orgs.) Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2008.
BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. Políticas educacionais brasileiras relacionadas às tecnologias na educação em teses e dissertações. In: ReLePe. II Jornadas Latinoamericanas de Estudos Epistemológicos em Política Educativa. Curitiba, 2014.
BETTEGA, M. H. S. Educação Continuada na era digital. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010. V. 18.
BIANCHETTI, R. G. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BITENCOURT et al., Reflexões sobre o trabalho docente durante a pandemia da covid-19. In: SILVA, V. B.; TEIXEIRA, L. P. S.; OLIVEIRA JÚNIOR, O. B. (Orgs.) Interações digitais e reinvenção das práticas escolares. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
BONETI, L. W. Educação Inclusiva ou Acesso à Educação. In: 28a. RA da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2005, Caxambu - MG. Rio de Janeiro: Edição da ANPED, 2005. v. 01 (Anais).
BONILLA, M. H. S. Inclusão Digital nas Escolas. In: Mesa Redonda sobre inclusão Digital. Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Salvador, Bahia: 2009. Disponível em:
http://www.universidadenova.ufba.br/twiki/pub/GEC/RepositorioProducoes/artigo_bonilla__ mesa_inclusao_digital.pdf.>. Acesso em: 28 mar. 2023.
CABRAL FILHO, A. V. Sociedade e tecnologia digital: entre incluir ou ser incluída. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, set. 2006. Disponível em: <http://www.ibict.br/ljiinc>. Acesso em: 24 maio de 2023.
CAVALCANTI, I. M. F. (Coordenadora do Projeto Educa Coronavírus). Educação infantojuvenil em tempos de isolamento social. ̶ 1. ed. 4. vol. ̶Belém: Rfb Editora, 2020.
CONEGLIAN, C. S.; FUSCO, E. Transformação digital da educação para o ensino superior: resposta à sociedade digital em tempos de pandemia. In: CONCEIÇÃO, A. N.; PEREIRA, A. A.; SOUZA, M. M. G. S. (Orgs.). De repente, uma pandemia: discussões sobre os processos educacionais durante o período de distanciamento social- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
COSTA, R A. M. PROINFO integrado na Amazônia: a inclusão digital como janela de cidadania para estudantes do ensino médio em Santarém/PA. Dissertação apresentada para defesa junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém/PA, 2015.
COSCARELLI, C. V. Ensino de língua: surtos durante a pandemia. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. M. (Orgs.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. - 1. ed. - São Paulo: Parábola, 2020.
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G Pedagogia(s) 2.0 em rede no Ensino Superior. In: DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G. (Orgs.). Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior. Vol. 8 Pedagogias Digitais no Ensino Superior. Coimbra, 2020.
ELLUL, J. “The Technological Society”. Nova York: Vintage Books, 1964.
________________________. “The Technological Bluff”. Grand Rapids, EUA: Eerdmans, 1990.
FEENBERG, A. “What is Philosophy of Technology?” Palestra proferida na Universidade de Komaba, Japão, 2003.
________________________. “Between Reason and Experience: essays in Technology and Modernity”. Cambridge, EUA: The MIT Press, 2010.
FERNANDES, T. C.; COSTA, E. S. A pandemia e aulas remotas: a reinvenção da prática docente. In: RIBEIRO, M. S. S.; SOUSA, C. M. M.; LIMA, E. S. (Orgs). Educação em tempos de pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível. Petrolina, PE: UNIVASF, 2020.
GAMA, J. P. A. A necropolítica alcança a Educação? Reflexões que estão para além da pandemia. RIBEIRO, M. S. S.; SOUSA, C. M. M.; LIMA, E. S. (Orgs.). Educação em tempos de pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível. – Petrolina, PE: UNIVASF, 2020.
GARCIA, T. C. M.; GARCIA, T. F. M. Sequência pedagógica aplicada ao ensino on-line EAD. UFRN: SEDIS, 2020.
GARCIA et al. Ensino Remoto Emergencial: Proposta de design para organização de aulas – Natal: SEDIS/UFRN/2020.
GLASGOW, N. A. Ensino e Aprendizagem Hoje: modelos básicos e opções. [Tradução - DAVIS, Rachel H.; CAMARGO, Melise]. In: LOPES, Renato M.; FILHO, M. V. S.; ALVES, N. G. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. – Rio de Janeiro: Publiki, 2019.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (Re)pensar as tecnologias na educação a partir da teoria crítica. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, O. B. O. Tecnologias digitais, desigualdades sociais e o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais. In: SILVA, V. B.; TEIXEIRA, L. P. S.; JÚNIOR, O. B. O. Interações digitais e reinvenção das práticas escolares. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
OLIVEIRA, M. B. M.; BORGES, E V; LIMA, T. B de. Inclusão digital e as políticas públicas: Qual o papel da escola e do professor? Interletras v.9, ed.32, 2021.
JUNQUEIRA, E. S. A EaD, os desafios da educação híbrida e o futuro da educação. In: RIBEIRO, A. E; VECCHIO, P.M.M (Orgs). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. - 1. ed. - São Paulo: Parábola, 2020.
KLUMPP et al. A Importância das Tecnologias Digitais para o Processo de Ensino-Aprendizagem – 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021.
LÁZARO, A. Prefácio. In: RIVAS, Axel. O que é preciso aprender hoje?: da escola das respostas à escola das. Perguntas. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
LEAL et al., A mediação tecnológica na educação do século xxi. In: SOUSA, O. N. C. (Orgs.). Tecnologias emergentes em educação – Rio de Janeiro, RJ: e-Publicar, 2021.
LIMA, E. M.; MALLMANN, E. M. Formação de professores para a Fluência Tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia. In: MALLMANN, E. M. (Orgs.). Estudos e pesquisas em tecnologias educacionais em rede. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
LIMA NETO, A. M. A era digital alcançou a todos? Uma discussão sobre inclusão e exclusão na educação brasileira em tempos de pandemia. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
MACIEL, C. M. P.; XAVIER, J. L. A. O quiz como recurso para o letramento digital com alunos de uma escola pública no município de Borba. In: XAVIER, J. L. A.; ANDRADE, A. N. (Orgs.). Experiências com tecnologias digitais na educação básica / – Belém: RFB, 2021.
NOLASCO-SILVA, L.; LO BIANCO, V. Os isolados e os aglomerados da cibercultura: ensino remoto emergencial, educação a distância e educação online. – 1.ed. – Salvador, BA: Devires, 2022.
PEREIRA, A. A.; MODESTO, R. F. F. Reflexões sobre os aspectos educacionais do processo de alfabetização durante a pandemia da COVID-19. In: CONCEIÇÃO, A. N.;
PEREIRA, A. A.; SOUZA, M. M. G. S. (Orgs.). De repente, uma pandemia: discussões sobre os processos educacionais durante o período de distanciamento social- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
RIBEIRO, A. E. Tudo o que fingimos (não) saber sobre tecnologias e educação. In: RIBEIRO, A. E; VECCHIO, P. M. M (Orgs). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. - 1. ed. - São Paulo: Parábola, 2020.
RIBEIRO, L. S.; RIBEIRO, M. S. S. Reflexões sobre o ensino remoto na pandemia e o retorno ao cuidado essencial. In: RIBEIRO, M. S. S.; SOUSA, C. M. M.; LIMA, E. S. (Orgs.). Educação em tempos de pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível. – Petrolina, PE: UNIVASF, 2020.
RIVAS, A. O que é preciso aprender hoje?: da escola das respostas à escola das Perguntas. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
RÊGO, M. C. F. D; GARCIA, T. F.; GARCIA, T. C. M. Ensino remoto emergencial – estratégias de aprendizagens com metodologias ativas - Natal: SEDIS/UFRN/2020.
ROCHA, G. G.S; GARCIA, D. P. B. TICS e EAD: um viés para a formação continuada docente de língua portuguesa. In: ROCHA, G. G. S. (Orgs.). Reflexões Sobre Línguas e Ensino. - Maringá, PR: Uniedusul, 2020.
ROCHA et al. A pesquisa em tempos de ERE: uma experiência de iniciação científica à distância. In: Murta, L. N. (Orgs.). Ensino Remoto Emergencial (ERE): múltiplas visões e vivências no ensino técnico e tecnológico em tempos de pandemia - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
ROSA et al., O uso das tecnologias de informática nos cursos de graduação em saúde em período de pandemia pela covid-19. In: JORGE, W. J. (Orgs.). Diálogos interdisciplinares: o novo “normal” pós pandemia. Maringá – PR: Uniedusul Editora, 2021.
SILVA et al., Análise de experiências sobre e-learning durante a pandemia no ensino médio na escola pública Centro de Ensino Estado do Ceará - CEEC -Bacabal-2020. In: GOTTSCHALCK, D. R. S.; TAVARES, D. (org). Educação e Pandemia: (Re) Inventando o Processo de Ensino-Aprendizagem na Sala de Aula. - Maringá, PR: Uniedusul, 2021.
SILVA, V. B. A reinvenção das práticas escolares: as novas conexões entre professores e alunos. In: SILVA, V. B.; TEIXEIRA, L. P. S.; JÚNIOR, O. B. O. Interações digitais e reinvenção das práticas escolares. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.
SILVEIRA, J. L. Os Caminhos da Educação: das Metodologias de Aprendizagem a Gestão Escolar / – Formiga (MG): Editora MultiAtual, 2021.
SISTI, E. R.; CUNHA, J. As formas de ensino na educação infantil durante a pandemia. In: MEDEIROS, L. M.; PAPROSQUI, J.; ZANCAN, S. (Orgs.). Novas formas de ensinar e aprender. -- 1ª ed. -- Santa Maria, RS. Arco Editores, 2020.
SOLDÃO, M. Uma reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissional na pandemia. In: CONCEIÇÃO, A. N.; PEREIRA, A. A.; SOUZA, M. M. G. S. (Orgs.). De repente, uma pandemia: discussões sobre os processos educacionais durante o período de distanciamento social- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
SOUZA, L. T. R. BRASILEIRO, T. S. A. Depois do fim: reflexões da pandemia para a criação e/ou fortalecimento das políticas públicas educacionais de inclusão digital no interior da Amazônia. In: COLARES, A. A. C.; COLARES, M. L. I. S.; OLIVEIRA, T. L. M. M. (Orgs.). III e IV Encontro Regional do HISTEDBR-UFOPA Educação, Democracia e Diversidade: desafios e proposições. Teresina, PI: Alumia Editorial, 2022.
SCHUMPETER, J. A. “Teoria do Desenvolvimento Econômico”. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1997 (original, em alemão, de 1911).
________________________. “Capitalismo, Socialismo e Democracia”. São Paulo: Editora da UNESP, 2017 (original, em inglês, de 1942).
SHIMITE, A. S. O.; KOGA, F. O. Pandemia da COVID-19 e educação: o ensino remoto na educação básica e na Educação Superior no Brasil. In: CONCEIÇÃO, A. N.; PEREIRA, A. A.; SOUZA, M. M. G. S. (Orgs.). De repente, uma pandemia: discussões sobre os processos educacionais durante o período de distanciamento social- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
VACILOTTO, S.; SOUZA, M. M. G. S. Gerenciando a docência durante o período de distanciamento social. In: In: CONCEIÇÃO, A. N.; PEREIRA, A. A.; SOUZA, M. M. G. S. (Orgs.). De repente, uma pandemia: discussões sobre os processos educacionais durante o período de distanciamento social- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
XABREGAS, Q. F; BRASILEIRO, T. S. A. Política de inclusão digital: possibilidades para ensinar, aprender e incluir na Amazônia paraense. REESMA – Revista EDUCAMAZÔNIA. Educação Sociedade e Meio Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Grupo de Investigação: Relação educativa e Aprendizagem –UFAM/CNPq, Humaitá, Temas Livres, Vol. XXIII, nº 2, jul-Dez,2019. Disponível em: <https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6778>. Acesso em: 28 maio. 2023.
WINNER, L. “The whale and the reactor: a search for limits in an age of high technology”. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
_________________. “Autonomous Technology: technics-out-of-control as a theme in Political Thought”. Cambridge, EUA: The MIT Press, 1978.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e Inclusão Social. A exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
_________________. Da certeza. Lisboa: Edições 70, 1990.