INCLUIR OU EXCLUIR? EIS A QUESTÃO: UM DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumen
A inclusão digital na educação brasileira é um assunto relevante e atual que se tornou bem mais evidente perante a pandemia da Covid-19 que expôs as profundas desigualdades no acesso à tecnologia e à internet, bem como a falta de formação e suporte técnico para os professores na adaptação ao ensino remoto. A exclusão digital se tornou um dos principais obstáculos para garantir a continuidade do processo educacional. Enquanto a inclusão digital é um passo essencial para garantir a equidade e a qualidade da educação brasileira. Desta forma, o trabalho objetiva discutir a inclusão digital na educação brasileira diante dos desafios impostos pela pandemia. A metodologia utilizada na composição deste estudo foi realizada através da revisão bibliográfica que consistiu na busca de artigos, livros e outras publicações de autores da área educacional, a fim de compreendermos as questões relacionadas à inclusão digital e aos desafios da educação brasileira. Como considerações, destacamos ser fundamental que políticas públicas efetivas sejam criadas para garantir o acesso à tecnologia e à internet de qualidade. Isso implica em investimentos em infraestrutura, especialmente em áreas rurais e comunidades de baixa renda, onde a exclusão digital é mais acentuada. Além disso, é importante desenvolver programas de formação e suporte técnico, não apenas para os professores, mas também para os alunos, a fim de que todos possam utilizar as tecnologias de forma eficaz.
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