DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
要旨
Questões relacionadas à diversidade cultural estão cada vez mais presentes nas discussões tanto no meio acadêmico quanto no campo escolar. Isto se dá pelo fato de vivermos em uma sociedade formada por várias culturas, podendo ser considerado um país multicultural. Essas características são refletidas no campo escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir sobre os desafios da diversidade escolar na prática docente no contexto escolar. Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado realizada entre 2015 e 2016 intitulada: A formação do Professor e os saberes para a diversidade cultural. A referida pesquisa foi realizada com egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Humaitá. A execução deste trabalho foi produzida a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa (DEMO, 1998; CHIZZOTTI, 2008). Para obtenção dos dados foi elaborada uma entrevista (SEVERINO, 2007). Participaram da pesquisa 07 (sete) professoras egressas do Curso de Pedagogia da UFAM/Humaitá e que atuam nos anos iniciais da rede municipal. Os resultados indicam que, as principais dificuldades para o trabalho da diversidade cultural em sala de aula estão relacionadas aos seguintes fatores: preconceito racial e cultural muito presente em nossa sociedade e que reflete na formação das crianças, e por isso, as crianças já chegam à escola demonstrando intolerância e preconceito para com o outro, o diferente; formação inicial frágil no que tange a diversidade cultural e certas limitações no Currículo escolar.
Palavras-chave: Diversidade Cultural; Prática docente; Egressos de Pedagogia.