FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: uma análise do PPC do Curso de Pedagogia da UFAM-Humaitá

Autores

  • Lerkiane Miranda de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM
  • Carmen Tereza Velanga UNIR

Resumo

Questões relacionadas à diversidade cultural estão cada vez mais presentes nas discussões tanto no meio acadêmico quanto no campo escolar. Isto se dá pelo fato de vivermos em uma sociedade formada múltiplas culturas, caracterizando desta forma uma País multicultural. Nesse sentido, entende-se que essa multiculturalidade é refletida nos espaços escolares. Este artigo é um recorte da Pesquisa intitulada: A formação do professor e os saberes docentes para a diversidade cultural: um estudo com os egressos do curso de Pedagogia da UFAM Campus de Humaitá desenvolvida entre 2015 e 2016 no âmbito do Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, e teve como objetivo geral analisar como os saberes mobilizados pelos professores egressos do curso de Pedagogia da UFAM de Humaitá-AM, mediante os saberes da formação e da sua prática contribuíram para subsidiar a prática docente diante da diversidade cultural. Neste artigo de abordagem qualitativa, considerando o recorte proposto, serão apresentados e discutidos dados sobre a análise documental realizada sobre o PPC do Curso. Os resultados da análise documental sinalizam que a diversidade cultural na formação do Pedagogo tem avançado, mostrando-se presente no currículo do Curso de Pedagogia da UFAM Campus de Humaitá e na Legislação Educacional Brasileira, mas apontam para uma presença difusa e confusa e muitas vezes vaga da diversidade cultural existente em nosso país, e mais especificamente nesta região lócus da pesquisa, não existindo uma orquestração de propostas, projetos e práticas.

Biografia do Autor

Lerkiane Miranda de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM-IEAA. Licenciada em História pela UNICESUMAR. Pós-graduação em Psicopedagogia pela UNOPAR. Pós-graduação em Ensino de História e Geografia pela UNCESUMAR

Carmen Tereza Velanga , UNIR

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo FE-USP, 2014. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação (Políticas Públicas e Administração Escolar/UFRJ). Graduada em Pedagogia, e Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ /Marília).

Referências

AZANHA, José Mário P. O ensino superior e sua articulação com os ensinos fundamental e médio. In: _____. Educação: temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, Senado Federal, 1988.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, Congresso Nacional, 1996.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2006.

______. Lei 10.639/2003. História e Cultura Afro-brasileira. Brasília, 2003.

BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo; VELANGA, Carmen Tereza; SOUZA, Andréia da Silva Quintanilha. Formação de professores para atuar com/na diversidade: um desafio da/na contemporaneidade. Revista Coca, V 05, n 10, 2011. Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/202/175. Acesso: 17/08/15.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Interculturalidade e educação escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 1., Águas de Lindóia. Anais II ... Águas de Lindóia, SP: Vozes, 1998. p. 178-188.

CANEN, Ana. Formação de Professores e Diversidade Cultural. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis: Vozes. pp. 205-236, 1997.

_____. Universos Culturais e Representações Docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural, In: Educação e Sociedade, n.77, PP.207-227, 2001.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1980.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008.

GONÇALVES, Tadeu, Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, FIORENTINI & PEREIRA. Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras/ALB, 1998.

JÚNIOR, Hédio Silva. Direito e Legislação Educacional para a Diversidade Étnica - Breve Histórico. In: Diversidade na educação reflexões e experiências. Brasília: Programa Diversidade na Universidade, 2003, p.14-25.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MCLAREN, Peter. e Giroux, H. Escrevendo das margens: geografias de identidade, pedagogia e poder. In: Mclaren, P. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: ed. ArtMed, 2000.

MOREIRA, Antônio Flávio. O currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, T.T. & MOREIRA, A.F. (Orgs.), Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 1995.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As Culturas Negadas e Silenciadas no Currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 159-177.

SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

VELANGA, Carmen Tereza; NEIRA, Marcos Garcia. Para descolonizar o currículo de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. In: GHANEM, Elie; NEIRA, Marcos (orgs.). Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014.

Downloads

Publicado

2023-07-31