DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Lerkiane Miranda de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM
  • Carmen Tereza Velanga Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Resumo

Questões relacionadas à diversidade cultural estão cada vez mais presentes nas discussões tanto no meio acadêmico quanto no campo escolar. Isto se dá pelo fato de vivermos em uma sociedade formada por várias culturas, podendo ser considerado um país multicultural. Essas características são refletidas no campo escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir sobre os desafios da diversidade escolar na prática docente no contexto escolar. Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado realizada entre 2015 e 2016 intitulada: A formação do Professor e os saberes para a diversidade cultural. A referida pesquisa foi realizada com egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Humaitá. A execução deste trabalho foi produzida a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa (DEMO, 1998; CHIZZOTTI, 2008). Para obtenção dos dados foi elaborada uma entrevista (SEVERINO, 2007). Participaram da pesquisa 07 (sete) professoras egressas do Curso de Pedagogia da UFAM/Humaitá e que atuam nos anos iniciais da rede municipal. Os resultados indicam que, as principais dificuldades para o trabalho da diversidade cultural em sala de aula estão relacionadas aos seguintes fatores: preconceito racial e cultural muito presente em nossa sociedade e que reflete na formação das crianças, e por isso, as crianças já chegam à escola demonstrando intolerância e preconceito para com o outro, o diferente; formação inicial frágil no que tange a diversidade cultural e certas limitações no Currículo escolar.

 

Palavras-chave: Diversidade Cultural; Prática docente; Egressos de Pedagogia.

Biografia do Autor

Lerkiane Miranda de Morais , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM-IEAA. Licenciada em História pela UNICESUMAR. Pós-graduação em Psicopedagogia pela UNOPAR e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Amazonas-IFAM-Campus Avançado Manacapuru, Amazonas, Brasil.

Universidade Federal de Rondônia-UNIR/PPGE

Carmen Tereza Velanga, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia, área de EDUCAÇÃO, aposentada. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo FE-USP, 2014. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação (Políticas Públicas e Administração Escolar/UFRJ). Graduada em Pedagogia, e Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ /Marília).

Universidade Federal de Rondônia-UNIR/PPGE

Downloads

Publicado

2021-01-01