FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: uma análise do PPC do Curso de Pedagogia da UFAM-Humaitá
Resumen
Questões relacionadas à diversidade cultural estão cada vez mais presentes nas discussões tanto no meio acadêmico quanto no campo escolar. Isto se dá pelo fato de vivermos em uma sociedade formada múltiplas culturas, caracterizando desta forma uma País multicultural. Nesse sentido, entende-se que essa multiculturalidade é refletida nos espaços escolares. Este artigo é um recorte da Pesquisa intitulada: A formação do professor e os saberes docentes para a diversidade cultural: um estudo com os egressos do curso de Pedagogia da UFAM Campus de Humaitá desenvolvida entre 2015 e 2016 no âmbito do Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, e teve como objetivo geral analisar como os saberes mobilizados pelos professores egressos do curso de Pedagogia da UFAM de Humaitá-AM, mediante os saberes da formação e da sua prática contribuíram para subsidiar a prática docente diante da diversidade cultural. Neste artigo de abordagem qualitativa, considerando o recorte proposto, serão apresentados e discutidos dados sobre a análise documental realizada sobre o PPC do Curso. Os resultados da análise documental sinalizam que a diversidade cultural na formação do Pedagogo tem avançado, mostrando-se presente no currículo do Curso de Pedagogia da UFAM Campus de Humaitá e na Legislação Educacional Brasileira, mas apontam para uma presença difusa e confusa e muitas vezes vaga da diversidade cultural existente em nosso país, e mais especificamente nesta região lócus da pesquisa, não existindo uma orquestração de propostas, projetos e práticas.
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