PROPOSTA DE MATERIAL CONTEXTUAL PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CHUVAS ACIDAS COMO UM PROBLEMA AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NA 10ª CLASSE – MOÇAMBIQUE

Autores

  • Alegre de Nascimento Santana Cadeado Universidade Licungo – Moçambique
  • Adelson Pinto de Azevedo Escola Secundaria Geral de Mulevala- Moçambique

Resumo

O presente trabalho intitulado proposta de material contextual para ensino-aprendizagem das Chuvas Acidas como um Problema Ambiental na Disciplina de Química na 10ª Classe em Moçambique. O autor verificou que programa de ensino de Química da 10ª classe, atualmente em vigor em Moçambique quando trata de problemas ambientais, especifica apenas o aquecimento global e o efeito de estufa. Os professores de química, para além de abordarem na forma de trabalhos de investigação, o que não satisfaz com a essência dos temas geradores, limitam-se também nestes problemas ambientais. Diante destes factos e por se acreditar que a abordagem deste conteúdo na 10ª classe possa munir os alunos de mais conhecimentos sobre os problemas ambientais, neste caso concreto sobre as chuvas ácidas, desenvolveu-se esta pesquisa que tinha como objetivo principal propor um material para ensino-aprendizagem das Chuvas Acidas como um Problema Ambiental na Disciplina de Química na 10ª Classe. A abordagem metodológica usada nesta pesquisa foi pesquisa ação, exploratória e quantitativa, onde a observação direta e o questionário foram as técnicas usadas para coleta de dados. A aula sobre chuvas ácidas no grupo experimental, em que se fez uso do modelo proposto, duma forma geral decorreram num ambiente de muita participação e expectativa por parte dos alunos, onde os alunos estavam muito atentos e concentrados para perceber a relação que existe entre as chuvas ácidas com o modelo proposto. Também se verificou uma participação ativa e dinâmica, respondendo sempre com suas ideias iniciais sobre o conteúdo em causa durante a interação. Analisando o nível de respostas do questionário nos dois grupos, verificou-se que os alunos do grupo experimental onde foi usado a proposta de contextualização das chuvas ácidas, apresentaram sempre um rendimento positivo em todas as perguntas em relação aos alunos do grupo controlo. Com isto concluiu-se que uso do modelo didático proposto para a abordagem contextualizada do conteúdo sobre chuvas ácidas contribui positivamente na compreensão do conteúdo em estudo.

 

Palavra-chave: Chuva ácida, Aprendizagem, Contextualização.

Biografia do Autor

Alegre de Nascimento Santana Cadeado, Universidade Licungo – Moçambique

Moçambicano de 40 anos de idade, Mestre em Educação̸ Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Moçambique em 2014 e Licenciado em Ensino de Química e Biologia pela Universidade Pedagógica, Moçambique em 2005. Docente de Didáctica de Química e Práctica Pedagógica de Química no Curso de Licenciatura em Ensino de Química na Universidade Licungo – Moçambique desde 2006.

Adelson Pinto de Azevedo, Escola Secundaria Geral de Mulevala- Moçambique

Moçambicano de 30 anos de idade, Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Moçambique em 2015; Professor de Química na Escola Secundaria Geral de Mulevala- Moçambique desde 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-30