PROPOSTA DE ABORDAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE ACERTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS PELO MÉTODO DE TENTATIVAS NA 8ª CLASSE

Autores

  • Alegre de Nascimento Santana Cadeado Universidade Licungo – Moçambique
  • Emilia Afonso Nhalevilo Universidade Púngue – Moçambique

Resumo

RESUMO

Este artigo intitulado proposta de abordagem significativa sobre acerto de equações químicas pelo método de tentativas na 8ª classe, tem como objetivo propor material instrucional para aprendizagem significativa de acerto de equações químicas pelo método de tentativas na 8ª classe. A pesquisa tomou como ponto de partida o uso excessivo do método expositivo no ensino, o que faz com que os alunos optem pela memorização sem perceber a essência do conteúdo, isto foi observado durante a supervisão dos estudantes estagiários, onde constatou-se que aqueles alunos da 8ª classe apresentavam enumeras dificuldades no acerto de equações químicas pelo método de tentativas. Por exemplo, verificou-se que os alunos colocavam os coeficientes estequiométricos sem nenhuma base científica. A teoria construtivista constituiu a base para a elaboração do material didático proposto, assim como a estratégia metodológica adotada durante a fase de testagem do material na escola em causa. A metodologia de pesquisa escolhida foi a pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observação e o questionário. Cerca de 50 alunos da 8ª classe é que participaram da pesquisa. Após a aplicação do material elaborado e do uso da estratégia dialógica e interativa, foi aplicado um questionário aos alunos, onde notou-se que cerca de 86,0 % dos alunos tinham um desempenho positivo superior a 65 % no total das questões feitas. Também foi observado maior participação  e empenho dos alunos durante a aula.

 

Palavras-chaves: Aprendizagem significativa, Material Instrucional, Acerto de equações,  Construtivismo.

Biografia do Autor

Alegre de Nascimento Santana Cadeado, Universidade Licungo – Moçambique

Moçambicano de 40 anos de idade, Mestre em Educação̸ Ensino de Química pela Universidade Pedagógica, Moçambique em 2014 e Licenciado em Ensino de Química e Biologia pela Universidade Pedagógica, Moçambique em 2005. Docente de Didáctica de Química e Práctica Pedagógica de Química no Curso de Licenciatura em Ensino de Química na Universidade Licungo – Moçambique desde 2006 até agora.

Emilia Afonso Nhalevilo, Universidade Púngue – Moçambique

Moçambicana, Doutorada e Mestre em Educação pela Universidade de Perth, Austrália e Licenciada em Engenharia de Educação pela Universidade Pedagógica (UP).  Actualmente Reitora da Universidade Púngue – Moçambique

Downloads

Publicado

2021-01-01