PROPOSTA DE ABORDAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE ACERTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS PELO MÉTODO DE TENTATIVAS NA 8ª CLASSE
Abstract
RESUMO
Este artigo intitulado proposta de abordagem significativa sobre acerto de equações químicas pelo método de tentativas na 8ª classe, tem como objetivo propor material instrucional para aprendizagem significativa de acerto de equações químicas pelo método de tentativas na 8ª classe. A pesquisa tomou como ponto de partida o uso excessivo do método expositivo no ensino, o que faz com que os alunos optem pela memorização sem perceber a essência do conteúdo, isto foi observado durante a supervisão dos estudantes estagiários, onde constatou-se que aqueles alunos da 8ª classe apresentavam enumeras dificuldades no acerto de equações químicas pelo método de tentativas. Por exemplo, verificou-se que os alunos colocavam os coeficientes estequiométricos sem nenhuma base científica. A teoria construtivista constituiu a base para a elaboração do material didático proposto, assim como a estratégia metodológica adotada durante a fase de testagem do material na escola em causa. A metodologia de pesquisa escolhida foi a pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observação e o questionário. Cerca de 50 alunos da 8ª classe é que participaram da pesquisa. Após a aplicação do material elaborado e do uso da estratégia dialógica e interativa, foi aplicado um questionário aos alunos, onde notou-se que cerca de 86,0 % dos alunos tinham um desempenho positivo superior a 65 % no total das questões feitas. Também foi observado maior participação e empenho dos alunos durante a aula.
Palavras-chaves: Aprendizagem significativa, Material Instrucional, Acerto de equações, Construtivismo.