SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: OS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS ESTILOS MAIS MONITORADOS E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA
要旨
RESUMO: Este trabalho traz uma análise dos Livros Didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional, com vista a contribuir para a reflexão sobre os estilos mais monitorados e adequação linguística no ensino de língua portuguesa. Para tal, foram selecionados sete Livros Didáticos referentes ao 1º ano do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (triênio 2018-2020). Assim sendo, foi possível perceber que os Livros Didáticos apesar de não adotarem a teoria da Sociolinguística Educacional de forma explícita, carregam os seus pressupostos implicitamente, e que pode levar tanto o professor quanto o aluno a transitar entre os vários estilos e diversas situações comunicativas encontradas na sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística Educacional; Monitoração linguística; Adequação linguística.
ABSTRACT: This paper presents an analysis of the Portuguese Language Textbooks of High School from the perspective of Educational Sociolinguistics, in order to contribute to the reflection on the most monitored styles and linguistic adequacy in Portuguese language teaching. To that end, seven Textbooks referring to the 1st year of High School were approved by the National Program of Textbooks - PNLD (triennium 2018-2020). Thus, it was possible to perceive that textbooks, although they do not explicitly adopt the theory of Educational Sociolinguistics, implicitly carry their assumptions, and that can lead both the teacher and the student to move between the various styles and different communicative situations encountered in society.
KEYWORDS: Educational Sociolinguistics; Linguistic monitoring; Linguistic adequacy