O ENSINO DA BIOLOGIA COMO UMA FERRAMENTA SOCIAL, CRÍTICA E EDUCACIONAL

Autores

  • Paula Rayanny Mendonça Leite Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Aldair Oliveira de Andrade Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Viviane Vidal da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Andreza Marcião dos Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Ciências Biológicas, Ensino, Práticas Pedagógicas

Resumo

Há tempos o ensino de Biologia é debatido, a metodologia no ensino da disciplina, a necessidade da formação e atualização profissional são fatos que influenciam na aprendizagem dos alunos. O presente artigo apresenta uma breve discussão sobre a importância das ciências biológicas no currículo escolar, na medida em que a mesma é uma disciplina que vai além de simples conceitos e conteúdos, mas também uma forma dos alunos desenvolverem seu senso crítico e cidadão, através de tais conceitos. Posteriormente, o mesmo embasa a importância das práticas pedagógicas por parte dos professores, de forma que este desenvolvimento dos alunos seja feito de forma dinâmica, interessante e de acordo com a realidade dos mesmos, através da utilização de métodos que vão além da utilização dos livros didáticos disponíveis. Este artigo foi desenvolvido através de uma Revisão de Literatura, contendo uma breve introdução, dois capítulos, o primeiro discorrendo sobre o ensino de biologia e o segundo com algumas considerações sobre as práticas pedagógicas realizadas neste ensino e, por fim, as considerações finais sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-13