FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Eliane Regina Martins Batista Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Tânia Maria de Lima Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

formação de professores, curso de Pedagogia, produção científica

Resumo

Este trabalho apresenta o levantamento da produção científica acerca do ensino de ciências no curso de Pedagogia na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a partir da elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia em 2006. Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na linha de Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. Os resultados indicam, provisoriamente, o quantitativo de 36 dissertações e 25 teses produzidas no período de 2006 a 2014, mas somente três dissertações e quatro teses têm em comum o interesse em investigar a formação de professores no curso de Pedagogia, nas quais observa-se a preocupação com uma sólida formação que possa dar conta do ensino Ciências Naturais na formação e na prática docente.

Downloads

Publicado

2018-08-13