AS COMPETÊNCIAS NOS PPC DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

  • Eliane Regina Martins Batista
  • Raimunda Lucina Marques Garcia
  • Daiana dos Santos Reis

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida na iniciação científica, tem como objetivo analisar os princípios curriculares relacionados a base da formação do pedagogo expressos nos projetos pedagógicos dos cursos Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), portanto, ancorou-se teórico e metodologicamente no ciclo de políticas e na pesquisa documental, a partir da análise de quatro Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de curso de Pedagogia: da sede em Manaus, em Humaitá, em Parintins e Benjamin Constant. O processo de coleta destes documentos foi realizado no portal da UFAM, e via solicitação aos coordenadores de curso. A partir da análise dos achados nos PPC podemos concluir que: os cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas funcionam em turnos semelhantes e diferenciados (matutino, vespertino e noturno), com tempos de duração de cinco e quatro anos e meio; a carga horária destinada a formação dos pedagogos pode ser observada no Parecer CNE/CP nº. 05/2005 e na Resolução CNE/CP nº. 01/2006, ofertando carga horária superior a 3.200 horas; a organização curricular envolve eixos, enquadres e núcleos integradores; as competências são evidenciadas enquanto princípio curricular, está presente nos PPC privilegiando as dimensões da competência (da técnica, da ética, da política e da estética) na formação de pedagogos para o contexto amazônico.

Palavras-chaves: competências. Cursos de Pedagogia. Formação de pedagogos.

Biografia do Autor

Eliane Regina Martins Batista

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, Professora Adjunta do Curso de Pedagogia, atuando na graduação e pós-graduação, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá - Amazonas (Brasil).

Publicado
2020-07-30