Infâncias, crianças e espacialidades

著者

要旨

O presente artigo apresenta, na sua primeira seção, o conceito de infância como uma construção social. Na segunda seção, analisa-se o espaço sob a perspectiva da criança, com base na Geografia da Infância, tal Ciência permite que as crianças sejam ouvidas de forma a compreender os diversos usos e significados que elas dão ao espaço. O referencial teórico foi fundamentado em estudos da Sociologia e Psicologia da Infância, bem como da Geografia da Infância. O percurso metodológico utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica e os resultados desse estudo apontaram que: as crianças têm uma relação singular com o espaço de forma plural e diversa.

 Palavras-chave: Infâncias; Crianças; Espaço Geográfico.

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Mestre em Geografia, pedagoga da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED da Universidade do estado do Pará.

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Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Líder do grupo de estudos e pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente.

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2024-01-03