As percepções das crianças ribeirinhas sobre suas infâncias: vivências na educação infantil
要旨
O objetivo deste artigo é compartilhar a percepção de infâncias a partir das vivências das crianças ribeirinhas, considerando esse olhar necessário para que se dinamizem práticas educativas na educação infantil. Essa discussão decorre de uma dissertação de mestrado, de abordagem qualitativa, cujos procedimentos teórico-metodológicos partiram do enfoque materialista histórico-dialético com ênfase na perspectiva histórico-cultural de Vigotski – o método de pesquisa foi o dinâmico-causal, discutido por Delari Júnior (2015) em Questões de método em Lev Vigotski. As participantes da pesquisa foram 20 crianças na idade entre 4 e 6 anos, de duas turmas multisseriadas de educação infantil pertencentes à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, localizadas na ilha de Cotijuba-PA. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos: observação participante, roda de conversa e desenho comentado; os cuidados éticos foram adotados. A análise dos dados perpassou por uma categoria analítica: o significado e a vivência das crianças na escola de educação infantil; e cinco unidades de análise, entre as quais destacaremos uma para este momento: a relação entre crianças, a escola e a educação infantil. Os principais resultados do estudo demonstram a seriedade para refletir práticas educativas que considerem as especificidades das crianças na educação infantil ribeirinha.
Palavras-chave: Criança; Infância; Vivência; Relações Sociais; Educação Infantil.
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