PROCESSO HISTÓRICO E PARÂMETROS QUE REGEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

著者

  • Adonis Batista Pereira
  • Fernando de Abreu Barros
  • Jordeanes do Nascimento Araújo

要旨

Relacionando o processo histórico com leis e diretrizes que norteiam a educação especial, este artigo tem como objetivo enfatizar os desafios e conquistas que se obtiveram ao longo dessa construção histórica na implementação da educação especial no Brasil, focalizando na oferta de matrículas ao longo dos anos de 2017 a 2021, em escolas públicas que atendem esse público, especificamente no município de Humaitá, localizado no Sul do Amazonas. Evidenciamos que por mais que foram implantadas certas políticas públicas que demonstram certo ideal da realidade, precisa-se articular na prática social ao contexto que deseja inserir esta política. Buscou-se também levantar algumas questões voltadas a inclusão no sistema educacional, identificando certo suporte para complementar e suprir a educação escolar especial. Obtivemos resultados que implicam na melhor oferta de formação específica dos professores e espaços apropriados para atender este público. Este trabalho está embasado na pesquisa bilbiográfica focada em artigos, leis e diretrizes que fundamentam os direitos da pessoa com necessidades especiais.

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Adonis Batista Pereira

Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas.

Fernando de Abreu Barros

Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas.

Jordeanes do Nascimento Araújo

Professor atuando na graduação e pós-graduação,  Universidade Federal do Amazonas.

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BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.

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MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Para uma escoala do século XXI. Campinas, SP. UNICAMP/BCCL, 2013.

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出版済

2023-07-31