TERRAS TRADICIONALMENTE OCUPADAS: COMUNIDADES PARAIZINHO E PARAÍSO GRANDE EM LUTA PELO DIREITO A TERRA E AO USO COMUM DOS RECURSOS NATURAIS

Autores

  • Klivy Ferreira dos Reis
  • Jordeanes do Nascimento Araujo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

As comunidades Paraizinho e Paraíso Grande ficam à margem direita do Rio Madeira, ambas situadas no município de Humaitá-AM. Aproximadamente 40 famílias moram nas comunidades, distribuídas em 30 casas que se distanciam de 100 metros a uns 500 metros de extensão de uma moradia para outra. Assim, o presente trabalho buscou compreender os conflitos correspondentes ao direito das terras tradicionalmente ocupadas e ao direito sobre o uso dos recursos naturais daquelas localidades. Para realização do projeto foi feito um estudo sobre o processo de territorialização, regulamentação fundiária e dos direitos dos recursos naturais a partir dos conflitos sociais e jurídicos que os moradores vêm vivenciando ao longo do tempo. Desta maneira, destacamos as lutas constantes para a nomeação da posse de terra e o uso em comum de tais recursos.

 

Palavras-chave: Terras tradicionalmente ocupadas, Direito a terra, Recursos Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordeanes do Nascimento Araujo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP. Professor de Antropologia no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Campus Vale do Madeira.

Downloads

Publicado

2020-07-30