MEMÓRIA E COTIDIANO NO ENSINO DE FÍSICA: UM ENFOQUE A PARTIR DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS
要旨
Este trabalho enfoca os letramentos críticos no ensino de Física e, para tanto, expõe resultados de uma atividade pedagógica realizada com uma turma de ensino médio. Essa atividade mobilizou recursos da memória de aulas e situações experienciadas pelos estudantes e expressões do cotidiano escolar para, por meio da abordagem teórica das praticas dos letramentos críticos, explorar o conteúdo movimento retilíneo uniformemente variado. Esta opção metodológica revelou a natureza experimental do ensino de Física e mobilizou aprendizagens que recuperaram, no cotidiano, a memória enquanto acontecimento e o ensino como prática discursiva. Como resultados, expõe-se a importância do planejamento das aulas de Física, articulado com o campo de estudos dos letramentos críticos, como também, destaca-se o entendimento de que a formação docente do professor de Física poderá se valer do reconhecimento do campo dos letramentos críticos para ressignificar as práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Cotidiano; Ensino de Física; Letramentos críticos; Memória.