ENSINO DE SISTEMA ORTOGONAL DE COORDENADAS CARTESIANAS COM A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO
Resumen
Jogos didáticos têm sido utilizados como mediadores no processo de ensino-aprendizagem da matemática. O uso dessa ferramenta pedagógica pode favorecer o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para formação do indivíduo. O presente trabalho teve por objetivo descrever uma experiência de ensino com a utilização de um jogo para introduzir sistema ortogonal de coordenadas cartesianas. A experiência foi realizada por meio da aplicação de uma atividade a alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Dourados/MS, no âmbito do subprojeto Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados observados foram positivos e indicaram que a aplicação de metodologias interativas utilizando jogos pode proporcionar um ambiente de ensino-aprendizagem mais significativo.
Palavras-chave: Jogos didáticos, Ensino, Coordenadas Cartesianas.