ENSINANDO GEOMETRIA PLANA COM O SOFTWARE GEOGEBRA

  • Tatiana Silva dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Alessandra Querino da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Luciano Antonio de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido como uma das ações do subprojeto de Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com o objetivo de verificar a possibilidade de ensino-aprendizagem de geometria plana com o uso do software GeoGebra. Para fazer essa verificação foram aplicadas atividades na sala de aula e na sala de tecnologia de uma escola parceira do PIBID/UFGD em Dourados/MS. Constatou-se que a utilização do software no desenvolvimento da atividade proposta promoveu um ambiente de ensino-aprendizagem mais interativo, tornando os alunos mais participativos na construção do seu conhecimento.

 

Palavras-chave: PIBID, Geometria, Ensino e aprendizagem, GeoGebra.

Biografia do Autor

Alessandra Querino da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora e Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Licenciada em Matemática e Bacharel em Estatística pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP).

Docente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Luciano Antonio de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorando e Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Docente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Publicado
2020-07-30

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##