ENSINO DE SISTEMA ORTOGONAL DE COORDENADAS CARTESIANAS COM A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO

  • Alessandra Querino da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Luciano Antonio de Oliveira
  • Priscila Martins Fernandes
  • Joyce Carolina Trombini
  • Natiele de Almeida Gonzaga
  • Naiara Felix Tolentino de Souza

Resumo

Jogos didáticos têm sido utilizados como mediadores no processo de ensino-aprendizagem da matemática. O uso dessa ferramenta pedagógica pode favorecer o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para formação do indivíduo. O presente trabalho teve por objetivo descrever uma experiência de ensino com a utilização de um jogo para introduzir sistema ortogonal de coordenadas cartesianas. A experiência foi realizada por meio da aplicação de uma atividade a alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Dourados/MS, no âmbito do subprojeto Licenciatura em Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados observados foram positivos e indicaram que a aplicação de metodologias interativas utilizando jogos pode proporcionar um ambiente de ensino-aprendizagem mais significativo.

Palavras-chave: Jogos didáticos, Ensino, Coordenadas Cartesianas.

Biografia do Autor

Alessandra Querino da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Pós-Doutorado, Doutorado e Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Licenciada em Matemática e Bacharel em Estatística pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP).

Publicado
2020-07-30