PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINAR- APRENDER
RESISTÊNCIAS E RESIGNAÇÕES
Palabras clave:
Práticas pedagógicas, resistências resignações, interdisciplinaridade e MultimodalidadeResumen
A necessidade de diálogo entre as novas metodologias activas e os processos de ensino aprendizagem vem ampliando a busca por espaços educacionais abertos de circulação de conhecimento tanto por parte de professores, quanto por parte de alunos, tendo em vista tornar as práticas de sala de aula mais eficazes. Nesse contexto, este trabalho busca e leva-nos a reflectir sobre a forma como o professor, através do deslocamento para os contextos de outras áreas de formação, pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos sobre a aplicabilidade das metodologias activas nas aulas práticas pedagógicas, considerando a interdisciplinaridade e a aprendizagem multimodal. Os dados para análise são de natureza prática e estão constituídos por aulas em PowerPoint, descrições documentais (skripts) e por relatórios sumáricos (apresentados pelos estudantes do curso de português) destinados à complementação da aprendizagem, disponibilizados na plataforma de aprendizagem “Dziva-Ngutu” para acompanhamento de cursos presenciais da Universidade Pedagógica. Os resultados da análise mostram a necessidade de se utilizar metodologias activas e elaborar materiais didácticos que despertem os sentidos sensoriais responsáveis pela aprendizagem. Como consequência dessa prática interdisciplinar entre o docente de Metodologia e o docente das áreas de formação específica pode-se apontar a melhoria na qualidade dos materiais didácticos. Logicamente que houve resistência e resignações por parte de alguns dos envolvidos, razão pela qual reprovaram a disciplina. As metodologias activas aqui referenciadas foram aplicadas nas aulas das práticas pedagógicas no curso de português.