A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Andreza Marcião dos Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Aldair Oliveira de Andrade Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Paula Rayanny Mendonça Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palabras clave:

Formação de professores, Sociolinguística, Variação Linguística

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação do professor em que pese sua qualificação profissional para explicar e justificar a questão da variação linguística tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. A variação linguística a ser tratada neste texto diz respeito ao Português Padrão e Português Não Padrão, na qual será realizada uma reflexão teórica sobre os cursos de formação de professores tendo como principais sujeitos os assentados de reforma agrária e os professores de Língua Portuguesa. Como resultado é possível inferir que os professores demonstram ter noções sobe as diversidades linguísticas, no entanto, não conseguem explicar e justificar de forma eficiente os fenômenos que correspondem as variedades linguísticas. Desta forma, se na universidade houvesse o estudo da disciplina da Sociolinguística, esta lacuna de conhecimento poderia ser suprida.

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Publicado

2018-08-13