Compreensão de discentes de engenharia elétrica sobre circuitos de corrente contínua e alternada

Autores/as

Resumen

A compreensão de fenômenos físicos é relevante para o estudo de outros conteúdos de ciências e engenharias. Em relação aos circuitos elétricos, pode-se discutir o entendimento das características daqueles que são de corrente contínua ou alternada. Com o objetivo de conhecer o nível de ensino e aprendizagem deste conteúdo, discentes do curso de engenharia elétrica de uma universidade pública no semiárido potiguar, foram indagados sobre os saberes nessa temática. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário com cinco questões contemplando o conteúdo abordado. Os resultados mostram que os discentes apresentam melhor compreensão de circuitos de corrente contínua. Para os circuitos de corrente alternada, os alunos apresentam as definições ainda incompletas quando comparadas a teoria, o que mostra a necessidade de melhores discussões deste assunto nas aulas de eletricidade.


Palavras-chave: Eletricidade. Ensino e aprendizagem. Conceitos e definições.

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Biografía del autor/a

Murilo Carvalho Feitosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFC).

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Citas

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Publicado

2024-08-12