Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM

Autores/as

Resumen

No contexto da pandemia de COVID-19 surgiram alguns desafios que refletiam na atividade pedagógica no ensino remoto emergencial. Assim, o objetivo desse estudo foi de analisar os impactos das práticas educativas adotadas no período remoto por professores de Química e Biologia de escolas públicas de Itacoatiara, Amazonas. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa qualitativa-descritiva, com 10 professores da rede pública de ensino de Itacoatiara/AM, sendo os dados coletados por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado, as maiores dificuldades citadas pelos professores foram a forma de avaliar os alunos e o acesso à internet. Apesar disso, 70% dos professores comentaram que a sua formação inicial colaborou para a elaboração das aulas, em especial por ter tido a oportunidade de trabalhar com as tecnologias educacionais durante a graduação. Mesmo com o grave cenário da pandemia, o maior impacto observado pelos professores foi de que com a utilização das tecnologias, as aulas se tornaram mais interessantes e essa prática foi mantida após o fim das restrições da pandemia. A pandemia trouxe uma nova logística de ensino, intensificou o uso do lúdico, viabilizou o envio de materiais didáticos, e os professores transformaram as dificuldades em possibilidades. Foi observado que o momento do ensino remoto emergencial impactou na forma que os professores ministram suas aulas no retorno as atividades presenciais, em que muitos passaram a incluir as tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Pandemia; Educação; Tecnologias educacionais; Prática docente.

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Biografía del autor/a

Rafael Sandro Lima Reis, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Licenciatura em Ciências - Química e Biologia pela Universidade Federal do Amazonas

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET)/UFAM.

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Publicado

2024-01-03