METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E EM PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores/as

  • Marnice Araújo Míglio Valamatos
  • Ana Cabanas

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica no Brasil e em alguns países de língua espanhola sobre o tema: uso de metodologias ativas na docência universitária, identificado em teses e artigos, publicados em Base de Dados nacional e internacional no período de 2019 a 2023. Trata-se de uma pesquisa científica de paradigma qualiquantitativo, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, do tipo “estado da arte”, e realizou um levantamento sobre o conhecimento produzido referente a temática abordada. Para o levantamento das pesquisas internacionais, especificamente de Língua Espanhola, foi feita pesquisa na base de dados internacional, Dialnet, Scielo e Google Acadêmico. Enquanto, a recolha dos artigos e teses brasileiras foi feita na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento de dados secundários foi realizado no período de 19 a 22 de fevereiro de 2023 a partir de quatro descritores: metodologias ativas ou metodología activa; Ensino Superior ou Educación Superior; e inovação pedagógica ou innovación pedagógica. Após a coleta dos trabalhos considerados relevantes para os objetivos da pesquisa. Selecionaram-se dez investigações internacionais, sendo cinco artigos de países de língua espanhola (Chile, Espanha e Peru) e dois artigos brasileiros, e três teses doutorais, uma do Paraguai e duas do Brasil. A metodologia utilizada para o tratamento dos dados foi o método de análise de dados qualitativos denominado Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Em seguida foi feita a leitura flutuante dos trabalhos e a análise dos dados buscando-se identificar as seguintes categorias: nome dos autores, ano de publicação, título, local de publicação, objetivo geral, palavras-chave, tipo de pesquisa, paradigmas, amostra, local, instrumentos, técnicas, período de coleta de dados,  resultados, conclusões e recomendações. Os resultados do referencial teórico analisado demonstra ser uma temática emergente e de relevância tanto no âmbito nacional quanto internacional e com possibilidades de aprofundamento sobre práticas pedagógicas dos docentes universitário com o uso de MA, como alternativa didática inovadora para o ensino e a aprendizagem nos cursos de graduação.

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Biografía del autor/a

Marnice Araújo Míglio Valamatos

Pedagoga da Universidade Federal do Amazonas. Doutoranda do Programa em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Desenvolve pesquisas na área de didática, formação docente e metodologias de ensino. Instituição: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Ana Cabanas

Professora Doutora do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS

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Publicado

2023-07-31