METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E EM PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica no Brasil e em alguns países de língua espanhola sobre o tema: uso de metodologias ativas na docência universitária, identificado em teses e artigos, publicados em Base de Dados nacional e internacional no período de 2019 a 2023. Trata-se de uma pesquisa científica de paradigma qualiquantitativo, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, do tipo “estado da arte”, e realizou um levantamento sobre o conhecimento produzido referente a temática abordada. Para o levantamento das pesquisas internacionais, especificamente de Língua Espanhola, foi feita pesquisa na base de dados internacional, Dialnet, Scielo e Google Acadêmico. Enquanto, a recolha dos artigos e teses brasileiras foi feita na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento de dados secundários foi realizado no período de 19 a 22 de fevereiro de 2023 a partir de quatro descritores: metodologias ativas ou metodología activa; Ensino Superior ou Educación Superior; e inovação pedagógica ou innovación pedagógica. Após a coleta dos trabalhos considerados relevantes para os objetivos da pesquisa. Selecionaram-se dez investigações internacionais, sendo cinco artigos de países de língua espanhola (Chile, Espanha e Peru) e dois artigos brasileiros, e três teses doutorais, uma do Paraguai e duas do Brasil. A metodologia utilizada para o tratamento dos dados foi o método de análise de dados qualitativos denominado Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Em seguida foi feita a leitura flutuante dos trabalhos e a análise dos dados buscando-se identificar as seguintes categorias: nome dos autores, ano de publicação, título, local de publicação, objetivo geral, palavras-chave, tipo de pesquisa, paradigmas, amostra, local, instrumentos, técnicas, período de coleta de dados, resultados, conclusões e recomendações. Os resultados do referencial teórico analisado demonstra ser uma temática emergente e de relevância tanto no âmbito nacional quanto internacional e com possibilidades de aprofundamento sobre práticas pedagógicas dos docentes universitário com o uso de MA, como alternativa didática inovadora para o ensino e a aprendizagem nos cursos de graduação.
Downloads
References
AZEVEDO, S. B.; PACHECO, V. A.; SANTOS, E. A dos. Metodologias ativas no ensino superior: percepção de docentes em uma instituição privada do Distrito Federal. Revista Docência Ensino Superior, v. 9, Belo Horizonte, Brasil, 2019. Disponível em:https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/download/2573/11904/40831. Acesso em: fevereiro/2023.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BLASZKO, C. E.; CLARO, A. L. A.; UJIIE. N. T. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), v. 6, n. 2, e3908. Maio/ago, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908, Acesso em: fevereiro/2023.
DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Lajeado/RS – Brasil, 2017.
DIAZ, J. A. O.; LOZANO, G. F. C. Las metodologías activas fomentan el aprendizaje autónomo en los estudiantes universitarios. Revista Maestro y Sociedad, Volumen 20, Número 1, Perú, 2023 17-24. Disponível em: https://maestroysociedad.uo.edu.cu. Acesso em: fevereiro/2023.
FERREIRA, G.M.S.; OZÓRIO, G.G.; MOREIRA, C.P. Metodologias Ativas nas concepções docentes do Ensino Superior: um nome novo que não diz nada? Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP v. 9, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665518/29897 . Acesso em: 10 janeiro de 2023.
GÓMEZ-HURTADO, I.; GARCÍA-RODRÍGUEZ, M. P.; GONZÁLEZ-FALCÓN, I.; LLAMAS, J. M. C. Adaptación de las Metodologías Activas em la Educación Universitária em Tiempos de Pandemia. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, (3e), 415-433, Universidad de Huelva, Espanha, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2020_9_3_022, Acesso em; fevereiro/2023.
KNOWLES, M.; HOLTON, E.F.; SWANSON, R.A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Tradução de Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
MACHADO, R. B. Metodologias ativas de ensino e de aprendizagem na formação e atuação do docente de licenciatura em matemática no Rio Grande do Sul (Tese), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2021. Disponível: https://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=metodologias+ativas%2C+licenciatura+em+matem%C3%A1tica&type=AllFields&filter%5B%5D=format%3A%22doctoralThesis%22. Acesso em: fevereiro 2023.
MACIEL, T. F. A aplicação das metodologias ativas na Educação Superior e a sua influência no ensino. (Tese), 174 p.; Doutorado em Ciências da Educação – Universidad Autônoma de Asunción. UAA, Paraguai, 2022. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/1311. Acesso em: fevereiro/2023.
MASETTO, M.T. Inovação na Educação Superior. in Revista Interface- Comunicação, Saúde Educação v.8, n.14, set.2003-fev.2004.
MASETTO, M.T. Metodologias ativas no ensino superior: para além da sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais? Revista e- Curriculum, São Paulo, v.16, n.3, p. 650-667 jul./set.2018.
PAZ-SOLDÁN, O. M. C.; VARGAS-VÁSQUEZ, F. R.; GONZÁLEZ-CABEZA, J. G. Contribución del Flipped classroom en aprendizaje significativo de la biología celular durante la educación médica, Sci. Biomed. Perú, 2021. Disponível em: http://revistas.ucv.edu.pe/index.php/ucvscientiabiomedica/article/view/255. Acesso em: fevereiro/2023.
PEZOA-FUENTES, C. A.; MERCADO GUERRA, J. L. Innovación metodológica y enfoques de aprendizaje en estudiantes universitarios: el caso de la carrera de ingeniería comercial en la Universidad Católica del Norte, Chile, Formación Universitária, vol. 13 n. 3, Chile, 2020. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062020000300111. Acesso em: fevereiro/2023
SANHUEZA-LESPERGUER, E. T.; OTONDO-BRICENO, M. Metodologias ativas no Ensino Superior para melhorar os processos de aprendizagem em estudantes de enfermagem. Revista Index de enfermeria, vol.29, n.4, pp.257-261. Epub 01-Nov, Chile, 2021. Disponível em: http://www.index-f.com/index-enfermeria/revista.php. Acesso em: fevereiro/2023.
WIEBUSCH, A. Metodologias Ativas: reflexões e caminhos possíveis entre concepções e estratégias pedagógicas no Ensino Superior. 324 páginas, Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9521. Acesso em: fevereiro/2023.