A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DE ENSINO PRIMÁRIO
Resumen
A investigação que se apresenta contém alguns dos desafios que se colocam aos membros da direcção das escolas de Ensino Primário no âmbito específico da Formação contínua e permanente dos professores. O percurso do acompanhamento, apoio didáctico, pedagógico e técnico na escola primária é de notável importância e de relevo crescente quando se pretende um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. A Lei de Base do Sistema de Educação e Ensino trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos enquanto a formação inicial e contínua dos professores. A investigação tem como objectivo: Elaborar uma estratégia pedagógica para o aperfeiçoamento do processo de gestão escolar no contexto da Formação contínua dos professores de Ensino Primário das escolas “Fransisco Finge” e “Complexo Escolar da Balela”, do Sumbe. Se aplicaram métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos, para obter informação primária sobre o diagnóstico inicial. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação no acompanhamento dos professores na Formação contínua.
Palavras-Chave: Gestão Escolar; Formação Contínua; Ensino Primário.