A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DE ENSINO PRIMÁRIO

Authors

  • Fernando André Manuel
  • Vilma Guerra Vento

Abstract

A investigação que se apresenta contém alguns dos desafios que se colocam aos membros da direcção das escolas de Ensino Primário no âmbito específico da Formação contínua e permanente dos professores. O percurso do acompanhamento, apoio didáctico, pedagógico e técnico na escola primária é de notável importância e de relevo crescente quando se pretende um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. A Lei de Base do Sistema de Educação e Ensino trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos enquanto a formação inicial e contínua dos professores. A investigação tem como objectivo: Elaborar uma estratégia pedagógica para o aperfeiçoamento do processo de gestão escolar no contexto da Formação contínua dos professores de Ensino Primário das escolas “Fransisco Finge” e “Complexo Escolar da Balela”, do Sumbe. Se aplicaram métodos teóricos, empíricos e estatístico-matemáticos, para obter informação primária sobre o diagnóstico inicial. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação no acompanhamento dos professores na Formação contínua.

Palavras-Chave: Gestão Escolar; Formação Contínua; Ensino Primário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando André Manuel

Fez estudos no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Sumbe, Angola. Possui experiência de direcção. Assume a responsabilidade de professor e coordenador de ano.

Vilma Guerra Vento

Doutora em Ciências Pedagógicas. Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Sumbe, em Cuanza Sul, Angola

Published

2022-01-01