Apresentação
Abstract
Com alegria e entusiasmo publicamos o volume 2018-1 da Revista Ensino de Ciências e
Humanidades, vinculado ao PPGECH, da Universidade Federal do Amazonas, sediado no Campus Vale do Rio Madeira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, no município de Humaitá, Sul do Amazonas (Brasil).
Neste segundo volume, publicamos 13 (treze) artigos inéditos que versam sobre temas de elevado interesse para a pesquisa na área:
INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA CULTURA MAKER NA ESCOLA PÚBLICA: uma
experiência colaborativa do scratch com autistas; CIDADANIA E ENFRENTAMENTO DOS
DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE – DISCUTINDO OS
FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DA CIDADANIA MOÇAMBICANA A PARTIR DA
ESCOLA PRIMÁRIA (BÁSICA); FORMAÇÃO E PRÁXIS DO EDUCADOR: REFLEXÕES
COM FOCO EM MARX, KANT E CONDORCET; O ENSINO DE HISTÓRIA:
INSTRUMENTOS QUE ORIENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PALMAS –
TOCANTINS ; MULHER PRETA E HOMEM BRANCO: A REPRESENTAÇÃO FEMININA
NO ROMANCE CHOVE NOS CAMPOS DE CACHOEIRA, DE DALCÍDIO JURANDIR ; A
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DA PARCERIA PÚBLICOPRIVADA
NO ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM-PARÁ; O AMBIENTE VIRTUAL DE
APRENDIZAGEM (AVA) E OS DESAFIOS DA GESTÃO A DISTANCIA; IMPACTO DA
GRAVIDEZ PRECOCE SOBRE OS RESULTADOS EDUCATIVOS E SOCIECONOMICOS
DE ADOLESCENTES MOÇAMBICANAS: RESGATAR O PASSADO E PERSPECTIVAR O
FUTURO; DNA VEGETAL NA SALA DE AULA: O ENSINO-APRENDIZAGEM EM
BOTÂNICA; CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS;
EDUCAÇÃO, PRESERVAÇÃO E CUIDADOS AMBIENTAIS NA PRAÇA DA SAÚDE EM
HUMAITÁ-AM; CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADE
ESPECÍFICA DE FORMAÇÃO PARA EDUCAR NA DIVERSIDADE CULTURAL &
DESCRIÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS DIRECTORES SOBRE GESTÃO ESCOLAR
EFICAZ NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE).
Nossos profundos agradecimentos aos pesquisadores e estudiosos que colaboraram com esse volume, bem como pelos integrantes da equipe editorial e comissão científica pelo entusiasmo e parceria na iniciativa.
Desejamos boa leitura