SOBRE CULTURA INFANTIL AMAZÔNIDA: VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS DA COMUNIDADE DO CUJARI, ABAETETUBA-PA

Authors

Abstract

O estudo reflete a produção de crianças de uma comunidade rural de Abaetetuba-PA, com o objetivo de compreender seus mundos infantis e demais processos de vida. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e empírico, este último com o uso de observação, entrevistas e fotografia. Como parte dos resultados obtidos pela pesquisa, constatamos que o cotidiano das crianças se encontra em estreito relacionamento com pessoas, de convívio com o lugar e com a natureza amazônica. Além disso, as interações das crianças da comunidade Cujari perpassam os espaços sociais, sobressaindo o brincar partilhado por crianças e adultos, logo, trata-se de uma comunidade brincante, presentificada nos espaços desse território rural.

 Palavras-chave: Infâncias; brincadeiras; educação infantil; comunidade Cujari.

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Author Biographies

Eliana Campos Pojo Toutonge, Universidade Federal do Pará

Pedagoga. Mestrado em Educação e doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP). Tornou-se professora lecionando para crianças e com a formação de professores/as na Educação Básica. Professora Ajunta da UFPA (campus de Abaetetuba-PA). Responsável pelo Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica – infâncias, territórios rurais e processos educativos e culturais. Estuda e pesquisa em Comunidades/Povos Tradicionais, especialmente com/sobre/para crianças.

Rosenildo da Costa Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba

Pedagogo e Antropólogo. Mestre em Educação (UEPA). Doutor em Antropologia Social (UFPA). Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba.

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UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Grupo de Pesquisa e Extensão “De Bubuia Amazônica - Infâncias, Territórios Rurais e Processos Educativos e Culturais. Projeto de pesquisa “A circularidade do saber em territórios rurais no município de Abaetetuba-Pa: o ensinar-aprender de crianças pela diversidade e pela cultura”, apresentado a UFPA. Belém: [s. n.], 2018. (mimeo).

Published

2024-01-03