INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Este trabalho visa abrir um leque de conhecimento sobre a Inclusão digital no ensino superior, capacitando o docente para as novas tecnologias inseridas no meio acadêmico. Visando a inclusão das faculdades denominadas EAD, seguiu-se a necessidade da utilização do meio tecnológico voltado para o uso do computador como ferramenta de ensino do aluno e do professor.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Apropriação Tecnológica, Competência Informacional.
Downloads
References
ALMEIDA, M, E, O Computador como Ferramenta de Reflexão na Formação e na Prática de Professores. São Paulo, Revista da APG. Nº11, ano VI, PUC-SP, 1997.
ALMEIDA, Maria ELizabeth B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, José A.; ALMEIDA, Maria E. (orgs). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília. Secretaria de Educação Fundamental: MEC/SEF, 1998.
LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007.
MORAES, Maria Cândida. Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Online. Disponível em
<http://edtec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand1.htm> . Acesso em 15 de dezembro de 2012.
SILVEIRA, S. C. J. Software livre e inclusão digital. Porto Alegre: Conrad, 2003.
SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias em educação: pedagogia / Juliana Telles Faria Suzuki, Sandra Regina dos Reis Rampazzo. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
TAKARASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. MCT, Brasília, 2000.
TAJRA, Sanmyra Feitosa. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 3ª ed. São Paulo: Ética, 2001.
VALENTE, J. A. Formação de educadores para o uso da informática na escola (org) Jose Armando Valente. Campinas, SP: Unicamp, 2003.