ANÁLISE DE RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES COM DUAS INCÓGNITAS AOS ALUNOS DA 9.ª CLASE

Autores

  • Cristina Morais Cuquigia Maindo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.
  • Pedro Cardoso da Silva Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Resumo

 

          O presente artigo é fruto de uma investigação relacionada a uma análise feita de resolução de sistemas lineares na 9 ª classe da escola de aplicação do magistério secundário do Uíge, motivada pelas dificuldades que os alunos deste nível de ensino têm vindo apresentar ao longo dos tempos, partindo de uma longa constatação dos factos desde a formação de base até o ensino superior e ainda as reflexões permanecem até a vida profissional, várias vezes estas constatações deixam investigadores, agentes educativos e outros consumidores da ciência Matemática preocupantes. Análise baseada na estratégia que os alunos deste nível de ensino utilizam na resolução de sistemas lineares e as dificuldades que evidenciam no seu percurso, antecedida de uma análise documental abrangente de três programas de diferentes épocas e quatro manuais do aluno da reforma educativa do referente nível de ensino, sobre enquadramento dos subtemas e forma como são leccionados, focalizou-se apenas a temática em causa, com objectivo de Apresentar uma estratégia metodológica para a resolução de sistemas lineares aos alunos desta franja e escola supra citada. Para o alcance dos objectivos almejados, servimo-nos de alguns métodos como de nível teórico, empírico e estatístico matemático, permitindo assim a comparação dos resultados do pré e pós-teste, que deu lugar a comprovação da eficácia da estratégia metodológica adoptada. A eficácia da estratégia contempla a reactivação do dispositivo do conhecimento, que facilitou aferir as conclusões que ressaltam os benefícios tanto para os alunos assim como para professores deste nível de ensino.

         Palavras-chave: Análise, resolução, sistemas lineares.

Biografia do Autor

Cristina Morais Cuquigia Maindo, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Mestranda em Ciências de Educação opção Matemática ISCED CS, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola.

Pedro Cardoso da Silva, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

Professor Auxiliar  do ISCED CS. Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul. Angola

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Publicado

2021-01-01