FUNÇÃO REAL DE UMA VARIÁVEL REAL NA 10.ª CLASSE DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL, SUMBE/ANGOLA
Resumo
Este artigo objectiva compreender o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática concretamente no estudo das funções reais na 10.ª Classe do Curso de Ciências Físicas e Biológicas, do Liceu do Sumbe, Província do Cuanza-sul/ Angola. Julga-se importante, para um professor de Matemática saber a importância dos fundamentos metodológicos e as teorias do conhecimento para melhor orientar a sua prática docente, pois, no construtivismo, paradigma pedagógico adoptado pelo Sistema de Educação e Ensino angolano, o aluno ocupa o centro do processo. A metodologia de investigação adoptada seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e exploratória. Para realizar a recolha de dados foram mobilizadas técnicas de observação participante acompanhada na prática docente. Dados os problemas que os professores e alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem das funções reais de uma variável real, espera-se que este manuscrito seja útil para melhorar a prática docente sobretudo na aplicação dos princípios didácticos que são linhas orientadoras da prática pedagógica.
Palavras-chave: Função real de uma variável real. Princípios didácticos. Processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Bicudo, M. A. (2005). Educação Matemática. 2.ª edição. São Paulo/Brasil: Centauro.
Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto/Portugal: Porto Editora.
Boyer, C. (1991). História da Matemática 2.ª Edição . São Paulo- Brasil: Edgard Blucher.
Caraça, B. d. (1989). Conceitos Fundamentais da Matemática 9.ª edição. Lisboa/ Portugal: Editora Costa.
D´Ambrosio, B. S. (1989). Como ensinar matemática hoje? Sociedade Brasileira de Educação Matemática .
Gasparin, J. L., Moya, P. T., & Arrais, L. L. (2022). Principios Didácticos Para a Organização da Actividade de Ensino: Contribuições da Teoria Historico-Cultural . Revista Educação e Linguagens, 23.
Iezzi, G., & Murakami, C. (2013). Fundamentos de Matematica Elementar, 1: Conjuntos e Funções. São Paulo-Brasil: Atual.
Kline, M. (1990). Mathematical Thought from Ancient to Modern Times V.1. Inglaterra: Oxford University Press.
Libâneo, J. C. (1994). O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez.
Libâneo, J. C. (1994). Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez.
Libâneo, J. C. (2006). Didáctica. São Paulo-Brasil: Cortez.
Martins, J. S. (2009). Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. 1. ed. Campinas: Autores Associados.
MED/INIDE. (2014). Programa de Matemática da 10.ª Classe (Área Ciências Físicas e Biológicas). 2.º Ciclo do Ensino Secundário Geral. Luanda/Angola: Moderna.
Pacheco, M. B., & Andreis, G. L. (2018). Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, 106.
Pereira, L. H. (2010). Avaliações externas em matemática: estímulo para o professor ser um investigador. Revista Thema, 114.
Ruthing, D. (1984). Algumas Definições do conceito de função de Joh. Bernoulli para N. Bourbaki. O Inteligência Matemática, V. 6. Inglaterra.
Silva, P. C. (2024). Material de Apoio de Metodologia do Estudo da Matemática. Mestrado em Ensino da Matemática .